quinta-feira, 25 de março de 2021

Palestra On-Line Para Alunos e Professores do Centro de Ensino Professor Barjonas Lobão


Na noite da última quarta-feira (24.03.21), o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, representado pelo palestrante do Projeto Escola, Valdeci C. de Souza, ministrou palestra - on-line - para alunos e professores do Centro de Ensino Professor Barjonas Lobão, de São Luís, MA a convite da professora Maria Hermínia Cardoso

O encontro, via Google Meet, ocorreu das 20h45 às 22h30 e contou com a participação de 38 alunos do curso técnico de logística e EJA. 5 professores, 3 supervisores e a Diretora Educacional da Unidade de Educação de São Luís e os voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, Marcos Rodrigues, Ananda Soares Soldateli e Mirlaine B. de Souza também estiveram presentes à palestra "Sustentabilidade e Desenvolvimento: Os Desafios do Século XXI".

 

Os temas desenvolvidos durante o encontro, na referida palestra, foram: Histórico das conferências da O.N.U sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável de 1972 à 2015.  Detalhamento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável-ODS foi repassado aos presentes. A Curva de Keeling, pegada ecológica, lixo plástico, obsolescência programada, consumo responsável, os 5Rs da sustentabilidade, desmatamento e queimadas na Amazônia, agrotóxicos e aquecimento global também foram amplamente debatidos com o público que se encontrava on-line em razão da pandemia do COVID-19. 

Após a  palestra, foi aberto espaço para perguntas e o debate  se estabeleceu entre os presentes sobre os temas apresentados. Muitos questionamentos e depoimentos dos professores e alunos. Foi gratificante ver a participação de todos e a sintonia da escola com as questões socioambientais e a preocupação de todos (alunos e professores) com a preservação ambiental. Foi salientado ainda, durante o debate, a responsabilidade, de cada um de nós, na construção de um planeta mais verde, pacífico e sustentável para as futuras gerações.  

O voluntário, Marcos Rodrigues, fez importantes intervenções sobre o trabalho dos voluntários do Greenpeace na luta pela defesa do meio ambiente e também contribuiu para esclarecer algumas dúvidas e acrescentou, igualmente, outros dados sobre os temas apresentados. 


Vale acrescentar, que tínhamos um aluno surdo que acompanhou a palestra com a tradução, simultânea na Linguagem de Libras, realizado pela tradutora, Sra. Alyuska de Làvour Fernandes, a quem agradecemos imensamente a sua dedicação ao trabalho realizado durante mais de duas horas e quarenta minutos que teve o encontro. Nossa eterna gratidão!! 

Nossos agradecimentos também aos alunos, professores e direção da escola que abriu este espaço de discussão sobre este importante tema de preservação ambiental e de mostrar que um outro mundo é possível. 


                                      




                                                   Depoimentos de alguns participantes: 


Veridiana

"Excelente iniciativa da escola! Parabéns! Desenvolvimento sustentável é fundamental para continuidade da vida!" 

Conceição

"Perfeito!!! Excelente Palestra. Nota 10."

Ingryd

"Senhor, Valdeci vi algumas imagens da Ilha de plástico, é uma cosas muito assustado. Nunca veio na minha cabeça quer tinha tanto plástico no mar."

Fernanda

"Palestra maravilhosa um alerta por mundo."


Texto: Valdeci C de Souza

Fotos: Denise da S. de Souza 


Nenhum comentário: