![]() |
Uma roda de conversa bastante animada sobre preservação ambiental |
A convite da professora, Viviane Nogueira, o Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, retornou nesta sexta-feira (30.06.23) na EMEF Primo Vacchi, em Sapucaia do Sul, RS para promover uma roda de conversa sobre preservação ambiental com os alunos do terceiro e quarto anos do ensino fundamental. O encontro ocorreu das 15h30 às 16h40 com a participação de 35 alunos e três professores.
O bate-papo iniciou com o palestrante, Valdeci C. de Souza, contando um pouco da história e ações do Greenpeace no Brasil e no mundo.
Para ilustrar a história da ONG, foi exibido o vídeo "News Radicals". Ao final da exibição, a professora Viviane traduziu os termos em inglês que surgiram na projeção para que a gurizada entendesse o significado da letra da música que compunha a trilha sonora.
![]() |
Turma bastante participativa |
Durante a exibição da animação o "Homem Capitalista", os alunos foram instigados a descobrirem os crimes ambientais que o ser humano comete contra o meio ambiente e que foi ilustrado no vídeo.
Foi um momento de muita reflexão e aprendizado. O vídeo "Os animais salvam o planeta" também proporcionou debates acalorados uma vez que todos queriam dar seus depoimentos e responder os questionamentos do voluntário do Green.
![]() |
Os vídeos de animação fizeram sucesso com a gurizada |
![]() |
Um pé de hortelã foi oferecido ao palestrante |
Ao final do encontro os jovens ouviram a lenda dos Guerreiros do Arco-Íris e se comprometeram a ajudar o Greenpeace na construção de um planeta mais legal de se viver e em harmonia com a natureza e as outras espécies que aqui vivem.
Nossos agradecimentos à professora Viviane pelo convite deste encontro emocionante. Agradecimentos também para a direção e professores da EMEF Primo Vacchi pela calorosa acolhida e agradecimento muito especial aos jovens estudantes que participaram ativamente do bate-papo.
Foi gratificante ver o interesse desta gurizada com a preservação ambiental.
Valeu, gente!
Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Viviane Nogueira