26º Festival Internacional de Balonismo em Torres, RS.
Texto: Cinthia Bordini
Fotos: Alan Santos
|
Com grande entusiasmo, nós, os voluntários do Greenpeace Porto Alegre, participamos do 26º Festival Internacional de Balonismo em Torres. Fomos muito bem recebidos pelas autoridades do evento, Prefeita e Secretário do Meio Ambiente, e pelos ambientalistas da zona rural e urbana com os quais tivemos a honra de compor a “1ª CIDADE SUSTENTÁVEL” deste festival.
Nessa oportunidade, além de divulgarmos nossa mensagem, conhecemos e partilhamos conhecimentos com outras organizações ambientais. Em especial destaca-se o Projeto Praia Limpa Torres, da AST (Associação de Surfistas de Torres) e seu trabalho educativo com crianças e jovens que nos surpreendeu pela produção de materiais ecologicamente corretos (lixeiras com pneus, bituqueiras com canos de PVC, sacolinhas

E, sem dúvida nenhuma, o convite do Secretário do Meio Ambiente de Torres, Roger Maciel, para o Greenpeace participar do Projeto SOLICITUDE (Cidade do Sol e da Solidariedade) foi recebido com grande alegria e gratidão pelo reconhecimento.
Com certeza, a receptividade e o carinho do público presente no evento foram as nossas maiores recompensas e o nosso melhor combustível para seguirmos como voluntários do Greenpeace divulgando a mensagem dos Guerreiros do Arco-Íris pelos rincões do planeta!
Leia abaixo relatos de dois voluntários que participaram deste importante evento:
Gustavo Picinini
"Foi uma experiência fantástica poder estar com pessoas que pensam da mesma forma , unidos em pról de objetivos em comuns.
Quero agradecer aos colegas por terem compartilhado comigo esses momentos e parabenizar aos organizadores que se empenharam muito para que esta atividade se realizasse.
Conseguimos muitas assinaturas para o Desmatamento Zero, e a conscientização de muitas pessoas, por isso acredito que as sementes foram plantadas em solo fértil.
Espero que haja outras atividades assim, e desde já coloco a minha dedicação e esforços a disposição do Greenpeace para lutar por um Planeta saudável com uma sociedade sustentável, com valores de respeito à todas as formas de vida."
"Confesso que este é um sonho muito antigo, militar nesta causa, que considero tão justa, tão necessária e tão óbvia, que por vezes me questiono porque não é evidente para a maioria das pessoas. Bom mas este é outro e um longo papo.
Confesso também, que costumo entrar de devagarinho, pisando de leve, para saber até onde devo me aprofundar e, nesta atividade, tive a grata satisfação de confirmar a credibilidade e o "nome" do Greenpeace, lembrando que de todas as pessoas abordadas (muitas), todas assentiam em assinar a petição, certamente pela credibilidades de quem propunha, o Greenpeace como uma organização reconhecida. Pensava no patrimônio desta verdadeira marca do bem.
Tudo isto só aumenta nossa responsabilidade (minha especialmente) em aprender e me informar cada vez mais, já que de alguma forma representamos esta marca, alimentando a imagem construída por tantos antes de nós.
Muito gratificante também, ver essa gente jovem, cheia de entusiasmo e companheirismo carregando esta bandeira.
Parabéns a todos nós, mas especialmente aos coordenadores (Ditos antigos rsrs) Alan e Cíntia pela condução comprometida e responsável.
Ah, não esqueço também do desprendimento da Nádia, (mãe e sogra solícita), que nos acompanhou com seu jeito discreto e prestativo durante todo tempo. Ela e seu filho Winston. Isto não tem preço.
Até a próxima."
Roberta Deroma
"Participar do Festival de Balonismo, toda a viagem em si, foi algo maravilhoso. Nossa equipe se mostrou ativa, companheira e o público encheu o Ponto Verde de inspiração.
Voltamos a ser crianças por um dia, imersos na atmosfera nostálgica proporcionada pelos balões. Espero, como Guerreira do Arco-Íris, que possamos continuar a lutar pela garantia do colorido da vida - defendendo a diversidade, nosso planeta. Assim como os balões que com suas cores e beleza trazem de volta a criança em nós, cheia de sonhos, felicidade e disposição, faz a natureza, quando adquirimos consciência e a reconhecemos como mãe, essencialmente ligada a nossa existência."
Um comentário:
Jovens e novíssimos em folha, guerreir@s do arco-íris, vocês foram fantásticos! Parabéns e muito agradeço a paciência, cooperação, mas sobretudo a alegria de fazer o bem para o planeta!
Postar um comentário