Nesse domingo, dia 10 de fevereiro de 2019, o grupo de voluntários de Porto Alegre não podia deixar de manifestar seu apoio à Comunidade de Itapuã, Cantagalo e Viamão, RS. Grande área com sete nascentes, rica em biodiversidade, ao lado de aldeia indígena com 186 índios, corredor ecológico, com solo contendo água potável e próxima ao Parque Itapuã, de mais de 160 ha, está ameaçada, eis que vendida a uma empresa carioca para construção de um aterro sanitário.
Deste modo, o Greenpeace Porto Alegre montou seu primeiro ponto verde do ano. Foi na prainha de Itapuã, junto com o Movimento NãoAoLixão/AterroSanitárioNão.
O ponto verde foi muito importante para esclarecer à comunidade local sobre o tema e colher assinaturas no abaixo assinado que visa barrar mais este crime ambiental.
Aproveitou-se a oportunidade para divulgar as campanhas do Greenpeace como a preservação da Amazônia, desmatamento zero e o fim do uso de agrotóxicos.
Até mesmo porque com a construção do aterro sanitário na região afetará a produção dos agricultores locais que vivem da plantação de orgânicos.
Além disso, a construção do aterro poderá trazer consequências aos rios que abastecem os municípios de Viamão, Gravataí e Porto Alegre. Estes aspectos foram ponderados a todos que lá passavam.
Participaram da atividade os voluntários Styphane Alves, Carolina Leal, Luciele Francisca de Souza e Emerson Prates.
Também contamos com o amigo, Thiago Gimenez, que faz parte do Movimento Preserva Arroio Espírito Santo.
Nossos agradecimentos a todos, em especial a nova voluntária, Carolina Leal, por seu desprendimento ao deslocar-se com recursos próprios de Porto Alegre até Itapuã (Viamão) e ter trabalhado intensamente no ponto verde através da coleta de assinaturas e demais tarefas. Essa já mostrou para que veio: Contribuir para a preservação do nosso planeta.
Ajude a causa assinando o abaixo assinado #NãoAoLixão#AterroSanitárioNão.
Texto: Luciele Souza
Fotos: Carolina Leal, Emerson Prates e Styphane Alves.
Demais fotos acesse:
Nenhum comentário:
Postar um comentário