quinta-feira, 8 de julho de 2021

Palestra "Os Desafios das Mudanças Climáticas" Para Alunos da Escola Romano Santa Marta




Nesta quinta-feira (08.07.21), voltamos a falar novamente com os alunos da Escola Romano Santa Marta, de Porto Alegre, RS a convite da Orientadora Educacional da instituição de ensino, Fabiane Copetti.  46 alunos das turmas do 6º e 7º anos do ensino fundamental e 4 professores participaram do encontro que teve a apresentação da palestra "Os Desafios das Mudanças Climáticas"


O palestrante do Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, Valdeci C. de Souza, apresentou a palestra socioambiental mencionada acima via Google Meet, das 10h30 às 11h50 para alunos presentes nas dependências da escola e outros de forma on-line. 

Os temas abordados com os estudantes foram:

As mudanças climáticas com o aquecimento global

> Gases do efeito estufa

> Curva de Keeling

> A importância da preservação da floresta Amazônica

> Obsolescência programada e perceptível

> Emergência hídrica

> Consumo responsável 

> Os 5 R's da sustentabilidade


Durante a apresentação da palestra, alguns alunos faziam perguntas interessantes e davam depoimentos pertinentes aos temas abordados. A voluntária do Greenpeace de Porto Alegre, Ananda Soldatelli, atuava nas respostas aos alunos e inspirava-os a participarem. Foi gratificante presenciar o interesse destes jovens com as causas ambientais e de preservação do meio ambiente. 

Ao término dos trabalhos, todos foram convocados a serem os novos Guerreiros do Arco-Íris para ajudar o Greenpeace na devesa do meio ambiente e na construção de um Brasil mais verde, pacífico e sustentável. 

O jovem estudante Arthur Guedes, de doze anos, foi o que mais se destacou nas perguntas e no depoimentos o que prova que a juventude está conectada com estas questões. 

Abaixo alguns depoimentos dos presentes: 

Richard Graminho Barck

"Quer dizer então que enquanto o homem não tiver consciência que precisamos do alimento para viver e não enriquecer a nossa geração corre o risco de não chegar até aos 50 anos?"

Ananda Soldateli

"O custo pra adaptar Marte para a vida humana é maior do que tentar recuperar o planeta Terra."

Gabriele Barbosa Labandeira

"Não tem como nós trocarmos uns comportamentos que não fazem bem para o mundo para outros que podem melhora-lo?"

Arthur Comaru Guedes

"Na realidade a gente está se matando com essas ganâncias.

Por exemplo, você vai tentar manter um telefone de 2021 por 6 anos. E a empresa vai lá e faz você ficar viciado e a continuar diminuindo a qualidade do produto para que "VOCÊ" consuma mais, pague mais e detone mais o planeta. "SÓ POR CAUSA DO DINHEIRO"

Aqui vai uma dica "NUNCA FIQUE COMPRANDO AS "MODINHAS"

Sophia de Lima de Castro

"A indústria de celulares vendem os dispositivos e criam muitas atualizações e se tu atualiza o teu dispositivo um pouco mais velho, ele fica lento, e as vezes inutilizável, para que tenha que comprar um novo, assim eles (a empresa) ganham mais dinheiro."


Texto: Valdeci C. de Souza

Fotos: Ananda Soldatelli




Nenhum comentário: