Nesta quinta-feira (08.07.21), voltamos a falar novamente com os alunos da Escola Romano Santa Marta, de Porto Alegre, RS a convite da Orientadora Educacional da instituição de ensino, Fabiane Copetti. 46 alunos das turmas do 6º e 7º anos do ensino fundamental e 4 professores participaram do encontro que teve a apresentação da palestra "Os Desafios das Mudanças Climáticas".
O palestrante do Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, Valdeci C. de Souza, apresentou a palestra socioambiental mencionada acima via Google Meet, das 10h30 às 11h50 para alunos presentes nas dependências da escola e outros de forma on-line.
Os temas abordados com os estudantes foram:
> As mudanças climáticas com o aquecimento global
> Gases do efeito estufa
> Curva de Keeling
> A importância da preservação da floresta Amazônica
> Obsolescência programada e perceptível
> Emergência hídrica
> Consumo responsável
> Os 5 R's da sustentabilidade
Durante a apresentação da palestra, alguns alunos faziam perguntas interessantes e davam depoimentos pertinentes aos temas abordados. A voluntária do Greenpeace de Porto Alegre, Ananda Soldatelli, atuava nas respostas aos alunos e inspirava-os a participarem. Foi gratificante presenciar o interesse destes jovens com as causas ambientais e de preservação do meio ambiente.
Ao término dos trabalhos, todos foram convocados a serem os novos Guerreiros do Arco-Íris para ajudar o Greenpeace na devesa do meio ambiente e na construção de um Brasil mais verde, pacífico e sustentável.
O jovem estudante Arthur Guedes, de doze anos, foi o que mais se destacou nas perguntas e no depoimentos o que prova que a juventude está conectada com estas questões.
Abaixo alguns depoimentos dos presentes:
Richard Graminho Barck
"Quer dizer então
que enquanto o homem não tiver consciência que precisamos do alimento para
viver e não enriquecer a nossa geração corre o risco de não chegar até aos 50
anos?"
Ananda Soldateli
"O custo pra adaptar
Marte para a vida humana é maior do que tentar recuperar o planeta Terra."
Gabriele Barbosa Labandeira
"Não tem como nós
trocarmos uns comportamentos que não fazem bem para o mundo para outros que
podem melhora-lo?"
Arthur Comaru Guedes
"Na realidade a
gente está se matando com essas ganâncias.
Por exemplo, você vai tentar manter um telefone de 2021 por 6 anos. E a empresa vai lá e faz você ficar viciado e a continuar diminuindo a qualidade do produto para que "VOCÊ" consuma mais, pague mais e detone mais o planeta. "SÓ POR CAUSA DO DINHEIRO"
Aqui vai uma dica
"NUNCA FIQUE COMPRANDO AS "MODINHAS"
Sophia de Lima de
Castro
"A indústria de celulares vendem os dispositivos e criam muitas atualizações e se tu atualiza o teu dispositivo um pouco mais velho, ele fica lento, e as vezes inutilizável, para que tenha que comprar um novo, assim eles (a empresa) ganham mais dinheiro."
Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Ananda Soldatelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário