Segundo o relatório Planeta Vivo 2008, a organização ambientalista WWF conclui que em 2030 o mundo precisará de dois planetas Terras para que seja mantido o estilo de vida de seus habitantes, já que a atual demanda por recursos naturais ultrapassa em quase um terço do que o planeta consegue fornecer.
Conforme o documento, o nível atual de consumo está colocando em perigo a prosperidade do planeta, com impacto no custo de alimentos, energia e água. O presidente da WWF, Emeka Anyaoku, afirma que as perdas sofridas pelas instituições financeiras de cerca de 2,8 trilhões de dólares, são pequenas perto do equivalente a 4,5 trilhões de dólares em recursos naturais devastados a cada ano.
O relatório traz ainda, a informação de que mais de três quartos da população do mundo vivem em países onde os níveis de consumo ultrapassam as condições de renovação ambiental. Ou seja: utilizam os seus recursos marítimos, florestais e agrícolas e, ainda, os de outros países para seu sustento.
Entre os países de maior impacto no planeta, estão os EUA e a China, representando cerca de 40% de recursos utilizados no mundo. Já o Brasil, é considerado um “credor ecológico”, por possuir mais recursos do que consome e ainda exportar sua biocapacidade para alguns devedores.
Fonte: Jornal O Sul
Por Luana B. Nondillo
Nenhum comentário:
Postar um comentário