quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Recado para Lula

A Esplanada dos Ministérios em Brasília serviu de palco, no dia 1/12, para uma mega manifestação do Greenpeace. Às vésperas da Conferência do Clima em Copenhague, 34 ativistas estenderam um banner gigante de nove mil metros quadrados e quase 1,5 tonelada com um recado direto para o presidente Lula: “Você pode fazer mais pelo clima: desmatamento zero; energias renováveis e proteção dos oceanos”. Este é o maior banner aberto pelo Greenpeace nos 38 anos de história da organização no mundo. (fonte: www.greenpeace.org.br)

O Juan representou Porto Alegre, e pensou neste "making of" para podermos ter uma idéia de como foi. A ação foi pensada pelo Madalena (que também saiu aqui de POA), para quem, segundo Juan "não existe problemas, e só soluções".

O grupo que esteve em Brasília executando a ação. Voluntários de grupos de diferentes estados do país.

Deslocamento para Esplanada dos Ministérios - 2:30 da "manhã" do dia 01/12/09.


Separação dos banners por numeração (130 partes!) - montagem de 10 linhas, cada uma com 13 pedaços.

Madrugada de trabalho na montagem do banner.

Trabalhando ao amanhecer... os colegas registraram os nomes das pessoas que colaboraram financeiramente através do site.

Bom dia, Senhor Presidente!

O banner estendido.

Balões que levaram a imprensa para registrar nosso banner em vista áerea.

Imprensa (principalmente fotógrafos) a postos para subir....

Três balões no céu de Brasília.

Juan representando Porto Alegre lá em Brasília!!

Desmontando tudo, às 9h do mesmo dia.

Almoço na terça (01/12) e a certeza do dever cumprido.

Um comentário:

Cínthia disse...

O trabalho foi magnífico e contagiou a todos que participaram do processo. Contudo, não teve a repercussão esperada. Puxa, não ficou exposto nem até ao meio-dia do mesmo dia. E como estamos "longe demais das capitais", nenhuma nota nos telejornais. Só foi visto mesmo pelos ativistas do Greenpeace e por quem acessar o site. Geramos muito CO2, e pouco retorno, isso é o meu ponto de vista.
A muito custo achei no site da UOL uma pequena nota, com uma foto menor ainda... Acho que poderia ter ficado mais tempo lá o banner, proporcional a sua divulgação, pois ficou lindo demais!