segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia da Terra - Dia de Assinaturas para a Liga das Florestas


Voluntários na Usina do Gasômetro. Até Elis Regina ajudou na obtenção de assinaturas para a PEC do
Desmatamento Zero!
Texto: Valdeci C. de Souza 

No último domingo, dia da terra, o Grupo de Voluntários do Greenpeace Porto Alegre, circulou pela Usina do Gasômetro em mais uma atividade em defesa de nossas matas e florestas. Não poderia ser diferente, claro! 

A população atendeu ao nosso pedido e assinavam nossa petição
Nada melhor que comemorar esta data importante, levando uma palavra de conscientização e de preservação ambiental aos porto-alegrenses. Até porque, outra data importante - e histórica - se aproxima: A votação do novo Código Florestal prevista para a próxima terça-feira dia 24 de abril. Era preciso alertar a população para este fato. 

Por tudo isso, os voluntários empenharam-se com mais entusiasmo e criatividade para convencer os gaúchos a assinarem a petição para a criação da lei do Desmatamento Zero. 

Entre um Chimarrão e outro, assinaturas para a preservação de matas e florestas
Para nossa surpresa, um índio solitário, vindo do longínquo Acre, também circulava pela orla do Guaíba chamando a atenção de todos com seu discurso contundente sobre a necessidade de preservação da floresta e das tribos indígenas existentes na Amazônia. 

Foi um encontro comovente entre o indígena e o grupo de voluntários na manhã de um belo e frio domingo no momento em que comemorávamos o Dia da Terra. Por alguns minutos foi possível ouvir a voz da floresta e entender melhor a importância da nossa luta (e de todos que lutam em favor do meio ambiente). 

Mas não foi só o índio que chamou a atenção dos que circulavam pela Usina do Gasômetro.

Homem motosserra colhendo assinaturas 
Nossos voluntários fantasiados de árvore e de homem motosserra também fizeram sucesso por onde passaram e ajudaram na obtenção de inúmeras assinaturas para a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para a criação da lei do Desmatamento Zero. 
Árvore lutando em causa própria

Passeio pela orla e conscientização ecológica 
O sucesso das fantasias foi tanto que, por diversas vezes, os voluntários foram convocados a posarem para fotos com a população. Afinal, não é todo dia que uma árvore e um homem motosserra circulam pela cidade pedindo assinaturas para a Liga das Florestas. Motosserra arrependida de sua destruição, diga-se de passagem! 

Foi uma ação vitoriosa porque foi possível explicar a necessidade da participação popular nesta causa nobre. Recebemos muitas manifestações de apoio e inúmeras assinaturas para a nossa petição. 

Encontro emocionado com índio do Acre

Índio divulga sua luta pela preservação ambiental e conhece o trabalho do Greenpeace

Desfile na orla do Guaíba 

Gaúchos aderem à campanha do Desmatamento Zero
Usina do Gasômetro - Momento histórico para o Grupo de Voluntários de Porto Alegre: Muitas assinaturas para a
Liga das Florestas


Veja AQUI galeria de fotos deste Ponto Verde



2 comentários:

Cínthia disse...

LINDOS GUERREIROS! PARABÉNS!

Anônimo disse...

Também comemoramos o Dia da Terra em Poa, divulgo aqui o video da Limpeza (e Retomada) da Orla da Fundação Iberê Camargo. Foi uma ação cidadã autônoma, no dia 22 de abril, que ajudei a organizar, juntamente com Tiago Aquines, Pedro Loss e Espiral Positiva. O evento não foi organizado por nenhum governo, ONG, ou entidade.

Video: http://youtu.be/Vz-yz76q6Vc
(agradecemos à Poa + verde e viva por ter realizado o video)

Para quem não ficou sabendo o que foi, criei esse post:

http://alturl.com/4ediw

Criamos também um grupo específico para divulgar/ promover ações na Prainha do Iberê, estão todos convidados a participar:

http://www.facebook.com/groups/400653469965326