quinta-feira, 31 de maio de 2012

O Dia em Que Fiquei Bem Verde


O Grupo de Voluntários do Greenpeace Porto Alegre, mais uma vez, se fez presente no Parque Redenção para outro Ponto Verde. Desta vez, foi uma ação especial visto que participaram do evento os novos voluntários admitidos no grupo.


Foi uma prova de fogo, porque vestir fantasia de motosserra e se dispor a dar explicações sobre a importância do meio ambiente para pessoas que circulam entre as sombras de belas árvores não é tarefa para qualquer um.


Devemos levar em conta também que é preciso convencer estas pessoas a assinarem nossas petições a favor da criação da Lei do Desmatamento Zero e contra as Usinas Nucleares.  


A nova gurizada verde desempenhou suas atividades com maestria, determinação e, acima de tudo, com grande responsabilidade e amor à causa. O Grupo de Voluntários do Greenpeace Porto Alegre agora está reforçado com esta nova turma de inconformados e com mais disposição de luta em favor do meio ambiente.


Mas vamos deixar que o jovem Reginaldo nos conte sua experiência como voluntário do Greenpeace, e a participação no seu primeiro Ponto Verde. 


#################################################################################


Ponto Verde com a Nova Gurizada Inconformada


Domingo, 27 de maio de 2012.

Parque da Redenção.  

O mais efervescente parque da cidade. A cidade recém acordara. Nós, novos voluntários e os nossos anfitriões do Greenpeace, Amanda, Aline e Alan, no ponto verde. Algo novo para mim.

Montamos a barraca da instituição. Parecíamos velhos conhecidos. A acolhida que o pessoal do Greenpeace nos deu foi fundamental para a instalação daquele ambiente tão positivo. Recebemos orientações sobre nossa atividade. Frente à barraca foram expostos os equipamentos solares que tanto chamariam a atenção das pessoas: fogão, forno, aquecedor de água, carregador de celular.
Cozinha Solar, mais uma vez, atraindo público

Recebemos explicações sobre o “modus operandi. Cada vez mais gente no parque. As pessoas começaram a chegar. Os veteranos tomavam a iniciativa recepcionando-as. Nós, os novos, ficávamos ouvindo as explicações tentando absorver aquele conhecimento. 

Foram distribuídos coletes, pranchetas e abaixo-assinados contra energia nuclear e desmatamento. À medida que as pessoas chegavam,  após explicações, eram convidadas a assiná-los.

Explicando a Geração Solar 
Entre nós, o clima psicológico era de camaradagem. Com relação às demais pessoas, era de respeito e gentileza. Permanecemos na barraca por algum tempo, até que um dos coordenadores sugeriu que saíssemos a caminhar em grupo para divulgar nossa mensagem. 

De súbito apareceu uma fantasia, retirada de um inteligente banco/baú. Era do homem motosserra. Ficou ali um tempo. Em princípio ninguém se prontificou a usá-la, apesar do convite recebido. Creio que ninguém queria ser o homem motosserra.

Conversamos sobre a fantasia.  Falamos sobre “anti-motosserra”.  Amanda colocou uma barra transversal sobre o logotipo da motosserra. Perfeito.  Ali estava o homem anti-motoserra. Seria eu. Vesti a fantasia. Nada mais chamativo: vermelha, amarela e verde.  Peruca, máscara, boca imensa.... 

Para ser ativista , tem que ser artista! 
Tiramos fotos e saímos caminhando pelo parque. Levando cartazes contra o desmatamento, chamávamos bastante a atenção. As crianças em especial se encantavam com a fantasia. Junto das crianças vinham os pais. Assim, muitos diálogos se estabeleceram. Muitas pessoas se dispuseram a assinar os formulários de propostas populares para serem encaminhados ao Congresso Nacional. 





PEC do Desmatamento Zero
Inicialmente os veteranos, posteriormente os novatos, estimulados pelos primeiros, conversavam com as pessoas e falavam do nosso trabalho. A receptividade sempre era boa. Assim, ficamos um bom tempo. Eu chamando a atenção com o personagem, estabelecendo um primeiro contato e os colegas dando suporte e aprofundando a tarefa. Posteriormente retornamos para a barraca e ficamos recebendo as pessoas, prosseguindo com o trabalho. 

PEC Contra Energia Nuclear




VEJA AQUI GALERIA DE FOTOS



Foi um belo dia em todos os sentidos.  A sensação de fazer parte desta causa é algo maravilhoso.








2 comentários:

Cínthia disse...

Parabéns, jovens guerreiros do arco-íris! Quando compartilhamos conhecimento com os demais, nos alimentamos com entusiasmo!

André Ruiz disse...

Manifesto aqui minha satisfação em participar desta ação, pois o clima de comprometimento, amizade e respeito predominaram neste dia de manifestação em defesa do nossas florestas e consequentemente do meio ambiente! agradeço a todos pelo companheirismo e pela atenção dispensada! Com toda a certeza essa foi a primeira de muitas! Obrigado!