quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A Participação do Greenpeace na 58ª Feira do Livro de Porto Alegre

Greenpeace na 58ª Feira do Livro de Porto Alegre 
O Grupo de Voluntários do Greenpeace Porto Alegre não ficou de fora da 58ª Edição da Feira do Livro realizada do dia 26 de Outubro à 11 de Novembro de 2012 na Praça da Alfândega e no Cais do Porto, em Porto Alegre, RS. 

Claro que não deixaríamos passar em branco uma oportunidade de desfilar na praça entre as bancas repletas de livros, entre as ruas floridas e no meio da  imensa população de amantes da literatura! 

Evidente que estaríamos (e estivemos efetivamente) em várias oportunidades de prancheta em punho a colher assinaturas para a Campanha do Desmatamento Zero e a conscientizar a todos de um mundo mais sustentável. 

Pelas ruas da Feira do Livro
Fantasiados de árvores, de homem moto-serra, de banners do DZ nas mãos trabalhamos com empenho e determinação para atingirmos, o mais rápido possível, a meta de 1,4 milhões de assinaturas para a Lei de Iniciativa Popular para o fim do Desmatamento no Brasil. 

Durante 4 dias (28/10 - 04/11 - 10/11 e 11/11) circulamos pela Feira do Livro em nossa missão de conscientização dos gaúchos para o nosso propósito de defesa das nossas matas nativas e por um país mais verde e pacífico. Durante estes dias, totalizamos 896 (oitocentos e noventa e seis) assinaturas para a campanha do Desmatamento Zero!

Participaram desta maratona os voluntários: Alan, Cínthia, Denise de Souza, Erick, Fernanda, Heberton, Juliano, Linda, Matheus, Tainara e Valdeci. Destaque especial para a Voluntária Cínthia que, através de um trabalho incansável conseguiu arrecadar - sozinha - mais de 140 assinaturas!! 

Pela primeira vez realizamos uma palestra com tradução simultânea em linguagem de LIBRAS 
Atendendo a um convite especial da Sra. Sônia Zanchetta (Coordenadora da Área Infantil, Juvenil e Internacional da Feira)  o grupo participou da temática "Consciência Planetária" do dia 11.11.12 (Domingo) com a realização de uma palestra intitulada "Mudanças do Clima" no espaço Casa do Pensamento no Cais do Porto das 14h às 15h30. 

Pela primeira vez a palestra ministrada pelos voluntários Linda e Valdeci teve tradução simultânea na linguagem de LIBRAS para o público surdo. Trabalho executado com competência pela intérprete Ines. 

 "Casa do Pensamento" na Feira do Livro
Assim, foi possível utilizar o hall de entrada da "Casa do Pensamento" durante todo o dia 11 de Novembro  para expormos nossos materiais de divulgação e distribuir, para o público presente,  impressos em geral das nossas campanhas nacionais e internacionais. 

Foi possível também montar nossa cozinha solar e conscientizar a população da necessidade de utilização de energias limpas e renováveis. 

Foram dias memoráveis e de grande realização para grupo que conseguiu realizar um ótimo trabalho de coleta de assinaturas e conscientizar (através da palestra e do trabalho de rua) uma população que se mostrou ciente de sua responsabilidade de transformação. 

Um outro mundo é possível e, nós os voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, estamos fazendo a nossa parte neste processo e, felizmente, estamos tendo uma receptividade contagiante da gente da nossa terra. 

Sra. Sônia Zanchetta assinando a petição do Desmatamento Zero
Obrigado a Sra. Sônia Zanchetta que nos cedeu um espaço de grande importância na Feira do Livro para que pudéssemos apresentar, para os leitores e moradores da nossa querida Porto Alegre, a nossa missão de transformar este espaço no universo um lugar bom pra se viver. 

Um lar em harmonia com toda a biodiversidade existente neste planeta chamado terra. 


Obrigado aos voluntários que participaram desta maratona na Feira do Livro pela dedicação, empenho e comprometimento. 

E... Vamos em frente! 


896 assinaturas para a Campanha do Desmatamento Zero na 58ª Feira do Livro de Porto Alegre!! 




2 comentários:

Cínthia Bordini disse...

Foi uma verdadeira ação direta não violenta e INCLUSIVA do grupo de voluntários de Porto Alegre! Amei muito tudo isso! Até a pequena Marina, mesmo do auto de seus 6 anos fez questão de assinar um papelzinho para contribuir com a causa!

Denise Ta disse...

PARABÉNS GALERA!