segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Os Gaúchos Com a Camiseta do Desmatamento Zero

Um Domingo de Sol e Oficina de Estamparia de Camisetas na Redenção 
Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Alan Santos

Tu já viste uma vaca dançando e circulando de bicicleta na Redenção? 

E uma árvore - de petição em punho (ou melhor, nas patas) - a pedir para os humanos assinarem a petição do Desmatamento Zero  para salvarem as florestas também não?

Aposto que tu já viste o Grupo de Voluntários do Greenpeace Porto Alegre na Redenção, certo? Pois é... Mas aposto que tu nunca viste os voluntários estampando camisetas do DZ em plena praça! 

Tudo isso - e muito mais - aconteceu ontem (Domingo - 09/12) no Parque Farroupilha. Mas não se preocupe, vamos te dar outra chance de assistires (e a participares) a tudo isso num próximo Ponto Verde. Ai tu aproveitas e traz uma camiseta e nós vamos estampá-la com o logo do DZ pra ti! 

Que tal? Fiques atento e não perca mais esta oportunidade de entrares para a turma que pretende salvar as florestas! 

Foi um domingo de sol (um dia quente... muito quente!) de muitas atividades para os novos voluntários que enfrentaram o primeiro Ponto Verde de suas jornadas como pacifistas e ambientalistas do Green Porto Alegre. Como primeira atividade, os novos voluntários enfrentaram uma ação que também foi novidade para  os demais integrantes do grupo: Estampar camisetas para o público interessado em participar da Campanha do Desmatamento Zero. 

Das 10h às 17h30,  o grupo montou sua barraca próximo ao Arco do Triunfo com a já tradicional Cozinha Solar que sempre atrai grande público. 

Foram expostos banners de campanhas e materiais gráficos de conscientização e informação das nossas lutas em defesa de um mundo mais verde e pacífico. Além é claro,   todo o material necessário para estampar camisetas das pessoas interessadas em ajudar nesta campanha nacional para salvar nossas florestas.  

Com toda a movimentação dos 17 voluntários presentes ao Ponto Verde, era natural que atraíssemos a atenção do público que logo foi chegando e abrindo os trabalhos de estamparia e conscientização ambiental.  Foram 37 camisetas estampadas e 1 bolsa retornável de pano! 

Todo este trabalho de estamparia neste Ponto Verde Especial (vale salientar com número record de voluntários participantes), teve um único propósito: Colher assinatura para a petição da Campanha do Desmatamento Zero. Durante o evento, foi possível conseguir 288 assinaturas para a Lei de Iniciativa Popular em favor das florestas nativas brasileiras. 

A união de todos para salvar as florestas
Em razão do forte calor e - já em época da população gaúcha rumar para o Litoral - o público presente na Redenção reduziu consideravelmente o que prejudicou - um pouco - a nossa meta de atingir um número bem maior de assinaturas. Todavia, foi uma experiência interessante e que serviu para mostrar aos voluntários que é possível e válido atividades iguais a esta em uma outra oportunidade. Afinal, 288 assinaturas não é de todo um número que se possa desprezar. Mas enfim... A luta continua e, ao final do período de férias e praias, voltaremos à praça e conseguiremos - com certeza - muito mais assinaturas!

Obrigado, povo gaúcho pela participação! 

Obrigado gurizada verde que trabalhou -sob sol forte - neste domingo que vai ficar na memória de todos nós! Para constar nos registro, vale nomear os voluntários participantes deste Ponto Verde histórico: Alan, Aline, Andrea da Silveira, Catarina, Denise Tamer, Denise de Souza, Erick, Heberton, Juliano, Linda, Massimino, Matheus, Paula Fernandes, Reginaldo, Stacy, Tainara e Valdeci. 

A Vaca e a Árvore já marcaram encontro para depois das férias. 

Aguardem! 


Um comentário:

Reginaldo disse...


Belo texto para um belo trabalho!