terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Voluntários Participam da 7ª Edição da BioNat Expo


Voluntários recebem visitantes da BioNat Expo
Depois da Feira, visitantes assinam a petição do DZ
No último final de semana, o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre participou da 7ª edição da BioNat Expo, um evento anual, criado em 2008, para promover a alimentação orgânica e sustentável, a economia solidária, além da educação alimentar e ambiental. O evento, que aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de novembro na Usina do Gasômetro, contou com a participação de muitos produtores locais, que apresentaram seus produtos orgânicos promovendo, inclusive, a degustação de muitos deles. Porém, também se fizeram presentes inúmeros produtores de outras regiões, dos mais diversos estados, tratando com a mesma dedicação os visitantes da Feira e oferecendo a possibilidade de compra dos produtos pela internet. 

A criançada também participou ativamente da BioNat Expo
Os produtos oferecidos iam de pães a frutas, verduras e legumes; chás, sucos e vinhos; mel, café, biscoitos, cucas e bolos; sementes, mudas e cogumelos para serem cultivados em casa; roupas, bolsas, brinquedos e outros produtos de algodão agroecológico; temperos, geleias molhos, caldo de cana e cachaças; cosméticos orgânicos e linhas veganas; livros e artesanatos; patês, pastas e iogurtes; arroz orgânico, farinhas, flocos, macarrão, granola, linhaça e erva-mate; enfim, havia mesmo muita coisa!

Várias ações também estavam sendo realizadas no local, como a doação de mudas próprias da região; massagens terapêuticas; ações socioambientais sustentáveis; esclarecimento sobre a cultura guarani; projeto de conscientização do uso da água; coordenação de educação ambiental; economia solidária e muito mais. Foi realmente um evento muito grande, envolvendo várias instituições engajadas em construir um mundo mais sustentável, e o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre foi, gentilmente, convidado a participar dessa atividade.

Todos que passam ficam muito interessados pela cozinha solar
Além de expor suas campanhas durante os três dias de evento, os voluntários levaram sua cozinha solar, montada no espaço destinado às oficinas e palestras que eram oferecidas nesta edição da BioNat Expo. Os voluntários também aproveitaram o momento para passar alguns vídeos sobre ações realizadas pelo próprio grupo e outros de campanhas do Greenpeace e de ações realizadas por ativistas da organização. Depois de conversar com os participantes do evento e conscientizá-los sobre a importância de ter uma vida mais sustentável, os voluntários, então, recolheram algumas assinaturas para a campanha do Desmatamento Zero.

Vídeos sobre as campanhas e ações sendo passados durante o evento
Os voluntários que participaram da BioNat Expo foram: Alan, Cinthia, Emerson, Juliana, Maiara, Mara, Reginaldo, Thaís e Thamara.

Para acessar mais fotos clique AQUI.

Texto: Maiara Rodrigues
Fotos: Alan Santos / Emerson Prates

Nenhum comentário: