sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Apoio ao Movimento Preserva Arroio Espirito Santo

O grupo de voluntários de Porto Alegre está ativamente apoiando o Movimento Preserva Arroio Espirito Santo. Trata-se de movimento em que a comunidade dos Bairros Ipanema, Guarujá e Espirito Santo, lutam pela preservação de 12,9 hectares de mata nativa e atlântica na Região e que está sendo ameaçada pelo empreendimento Maiojama, para construção de loteamento.


A área é rica em biodiversidade, sendo considerada o pulmão da zona sul, serve de abrigo e dormitório de várias espécies de aves e moradia de muitos animais como o bugio. 

Possuindo nascente e arroio, bem como sítios arqueológicos, africanos e militares, está localizada em frente ao Rio Guaíba e corre o risco de desaparecer para a construção de espigões para condomínio de luxo. 

Há dois meses a comunidade está envolvida em diversas atividades buscando impedir a devastação. Atualmente o empreendimento está com a licença de instalação temporariamente suspensa, graças a ação cautelar promovida pelo grupo jurídico da comunidade. 

Foram realizadas três caminhadas na Avenida Guaiba. Realizado abaixo assinado através da plataforma o bugio. 

E nesta semana, particularmente, as atividades foram diárias:

No domingo, dia 16/12/2018, às 18h, ocorreu a terceira caminhada. A comunidade Portoalegrense, num corpo a corpo, buscou mais assinaturas para a petição no site o bugio, que já está com mais de 28 mil assinaturas.

A caminhada também serviu para angariar fundos através da venda de adesivos para carros com os dizeres: “Preserva Mata Nativa, Fauna e Arroio Espirito Santo”.

O dinheiro arrecadado será destinado a custear os materiais utilizados na campanha, bem como as despesas judiciais dos processos promovidos em prol da preservação da mata.

A foto ao lado é no automóvel do voluntário Emerson que, em seu trabalho, faz a campanha e na hora consegue assinaturas pelo QRcode que ele fez ao lado do adesivo.


No dia da terceira caminhada, membros da comunidade e as voluntárias Luciele e Cinthia fantasiaram-se de árvores e do homem motosserra, visando dar mais brilho à caminhada e mostrar a população o risco real pelo desmatamento pretendido.


A voluntária Mara também abrilhantou a caminhada com sua presença.

O macaquinho de pano de nome Chico, do Greenpeace Porto Alegre, também não poderia faltar. 


Ele representa a biodiversidade que se encontra na mata que a comunidade está protegendo. Dentre varias espécies presentes na mata, estão comunidades de bugios como mencionado anteriormente. 

Na segunda feira, dia 17/12/2018, às 19h, membros da comunidade participaram da reunião da Região de Planejamento 6 (RP6), na rua Landel de Moura (antigo foro da Tristeza). 

O objetivo era levar ao conhecimento dos membros da RP6, a atual situação do Loteamento Ipanema e do movimento da comunidade quanto ao referido loteamento. Para tanto, restou combinado que se tentaria, para a próxima reunião, um espaço de 15 minutos para explanação do tema.  O próximo encontro da RP6 será em 08/01/2019. Quem se reunirá neste dia é o CMDUA (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental). Esclareça-se que é do Fórum da RP6 (conselheiros, delegados e comunidade) que saem reivindicações para o plano diretor e planejamento da região a serem levadas ao CMDUA. A RP6 abrange os bairros Camaquã, Cavalhada, Nonoai, Teresópolis, Vila Nova, Vila Assunção, Tristeza, Vila Conceição, Pedra Redonda, Ipanema, Espírito Santo, Guarujá, Serraria, Hípica, Campo Novo e Jardim Isabel.

Na terça feira, dia 18/12/2018, às 19h30, no Clube do Professor Gaúcho (CPG), como de costume, realizou-se a reunião semanal da comunidade. Desta vez, o maior objetivo foi organizar os grupos de trabalho e estabelecer formas de angariar fundos para as atividades do movimento.

Já na quarta feira, dia 19/12/2018, às 11h, o corpo jurídico da Sociedade Amigos do Guarujá (SAG) e da Associação dos Moradores do Bairro Ipanema (AMBI), juntamente com seus presidentes e financeiro, reuniram-se com o promotor Claudio Ari, no Ministério Publico Estadual, solicitando providencias sobre a questão urbanística da região, caso haja a construção do loteamento Ipanema.

Encerrando as atividades da semana, na quinta feira, dia 20/12/2018, às 14h, a comunidade do movimento Salve Arroio Espirito Santo, se fez presente na reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM), realizada na Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), solicitando vistas do processo administrativo do inicio da licença requerida pelo loteamento Ipanema (isso em 1996), bem como os pareceres e manifestações do referido conselho, contidos no referido processo. Porém como não houve quórum, a reunião foi adiada para janeiro de 2019.

Para demais fotos acesse os links: 



Texto: Luciele de Souza
Fotos: Matheus Cervo e Cinthia Bordini.

Nenhum comentário: