quarta-feira, 17 de março de 2021

Bate-papo Sobre a Indústria da Carne na Universidade Federal de Tocantins

 

Na manhã desta quarta-feira (17.03.21), o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, representado pelo palestrante do Projeto Escola, Sr. Valdeci C. de Souza e do voluntário Marcos Rodrigues, participou de um bate-papo sobre a indústria da carne com os acadêmicos de jornalismo da Universidade Federal de Tocantins a convite do professor José Lauro Martins. 

O encontro, via Google Meet, ocorreu das 8h20 às 10h10 e contou com a participação de 20 alunos de jornalismo e o professor Lauro. Para iniciar os debates, as universitárias Rebeca Mascarenhas, Lizania Castro e Júlia Carvalho  apresentaram suas pesquisas sobre "A Indústria da Carne" e a responsabilidade deste seguimento econômico com o desmatamento, queimadas, invasão de terras indígenas e assassinatos de ribeiros e ambientalistas na Amazônia Legal. Questões como marketing verde, agrotóxicos, trabalho escravo, questões de saúde pública em razão do alto consumo de carne e toda a cadeia de produção da pecuária no Brasil também foram abordados. 

Após a apresentação do trabalho das acadêmicas, abriu-se o debate entre os participantes e foi interessante perceber o interesse de todos pelo tema apresentado e a importância de cada um na responsabilidade da diminuição do consumo de carne para a preservação ambiental do planeta. 


O palestrante Valdeci apresentou em seguida a palestra "Verdades Inconvenientes da Indústria da Carne" mostrando o tamanho do desmatamento na Amazônia em 2020 com 11.088 m², a responsabilidade da indústria da carne com as emissões dos gases do efeito estufa que representa 1/4 das emissões, 1/3 do consumo de água potável do planeta e 80% com o desmatamento para a pecuária. Os incêndios na Amazônia, Cerrado e Pantanal também foram mencionados. 

O bate-papo seguiu com nova rodada de debates sobre os números e dados apresentados pelo Projeto Escola e o voluntário Marcos Rodrigues também teve sua participação apresentando outros dados sobre os temas abordados e a necessidade da adoção de um consumo mais consciente. 

Ao final, alguns universitários mostraram interesse em participarem como voluntários do Greenpeace e a montar um grupo na região. 


Comentários de alguns participantes do encontro:

"A gente se esforça pra economizar 20 litros de água durante o banho enquanto são gastos outros milhares de litros de litros produção de 1kg de carne!"

"O Código Florestal brasileiro afroxou nos últimos anos a fiscalização de leis de crimes ambientais"

Lizania 

"A maroria das pessoas fecha os olhos pra essa realidade (consumo de água na indústria da carne)"

Rebeca

"Os interesses da bancada ruralista em peso (questão do Código Florestal)"

Júlia 


Texto: Valdeci C de Souza

Fotos: Denise da Silva de Souza

Nenhum comentário: