domingo, 17 de julho de 2022

Capacitação Projeto Escola do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre - Edição 2022

Capacitação Projeto Escola 


Na noite deste sábado (16.07.2022), o representante do Projeto Escola do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, Valdeci C. de Souza, ministrou capacitação para os novos voluntários que ingressaram no grupo. 

O encontro, via Google Meet, ocorreu das 19h às 22h20 e contou com a participação dos seguintes voluntários: Ana Melgar, Bruna, Renata, Marcos, Laís e Cínthia. Durante mais de três horas foi possível abordar temas relevantes sobre o Projeto Escola. 

No primeiro momento foram abordados os seguintes temas: 

> A história do Greenpeace no Brasil e no mundo

> Objetivos do Projeto Escola

> Público Alvo

> Linguagens e apresentações para públicos de acordo com a faixa etária. 

> O catálogo de palestras disponíveis 

Após a apresentação da primeira parte da capacitação, abriu-se espaço para debates e depoimentos dos voluntários presentes ao encontro. 

No segundo momento da capacitação, os voluntários receberam dicas de como apresentar uma boa palestra, como falar em público e os procedimentos que o palestrante precisa fazer ao se apresentar em uma escola para ministrar uma palestra. 

Ao término deste segundo momento de aprendizado, foi aberto novo espaço para interação entre os participantes e o debate, bastante ativo e participativo, se estabeleceu e alguns dúvidas sanadas.

Foram disponibilizados os links das palestras "Os Desafios das Mudanças Climáticas" e "Consumo Consciente e Sustentabilidade" postadas no YouTube que foram ministradas pelo palestrante Valdeci para que os novos integrantes do grupo possam ter uma visão mais ampla de apresentação de palestras em escolas e tenham conhecimento dos temas apresentados.  

A edição de 2022 da Capacitação do Projeto Escola cumpriu seu papel de capacitar os novos voluntários para serem os novos palestrantes do GT Escola e assim inspirar a gurizada estudantil a se juntarem ao Greenpeace na construção de um Brasil melhor para se viver. A capacitação, mesmo para quem não vai ser palestrante, serve também para dar uma orientação para as atividades do voluntário nos Pontos Verdes e ações em campo.  


Texto: Valdeci C de Souza

Fotos: Valdeci e Cínthia Bordini

Nenhum comentário: