domingo, 18 de setembro de 2022

Dia Mundial da Limpeza 2022 na Vila Assunção/POA/RS


No domingo, 18/09/2022, o Grupo de Voluntários Greenpeace Porto Alegre voltou as ruas para celebrar o Dia Mundial da Limpeza! Dessa vez, em conjunto com o movimento comunitário Meio Ambiente Vila Assunção e com estudantes da Faculdade João Paulo II.


Nesse dia ensolarado, as margens do Guaíba que banha a capital gaúcha, nosso voluntário Andres já registrava imagens impressionantes da quantidade de lixo pelo caminho, enquanto se dirigia com sua bicicleta ao evento: Praça Araguaia. 

Apesar da bela paisagem natural que os moradores tem o prazer de desfrutar nessa praça, a quantidade de resíduos e descarte irregular de lixo chama a atenção. 
Muito motivados, os voluntários Elisangela, Laura, Cínthia, Marcos, Mariângela e Andres, iniciaram a coleta de lixo com a parceria engajada dos estudantes entusiasmados e comunidade local que se somou ao evento. 

    
Ao final da coleta que durou 40 minutos, 25 sacos de 50 litros foram sendo preenchidos. 
Em seguida, iniciou-se a triagem dos itens coletados. Foram identificados:
  • 2.460 itens de plásticos;
  • 529 bitucas;
  • 213 pedaços de isopor;
  • 313 itens de vidro;
  • 49 velas;
  • 45 itens de tecido;
  • 40 itens de papel;
  • 30 artigos de metal;
  • 18 itens de borracha;
  • 12 itens de madeira.
Ainda, os participantes encontram 5 corpos de animais mortos nas margens do lago/rio. 
Outros objetos inusitados encontrados foram a parte da frente de um celular e as moedas dos anos de 1989, 1985 e 1977. Muitos ali presentes na atividade nem haviam nascido nessas épocas!
Apesar das imagens chocantes, que você pode visualizar nesse link: Dia Mundial da Limpeza 2022 Gpbr,Poa ...

Também aconteceram momentos de descontração e alegria como a participação da jovem Laura, de apenas 3 anos de idade, acompanhada de sua avó-bióloga que lhe transmitia na prática ensinamentos de cuidado com a natureza. Importante citar que "Laurinha" também chegou ao evento com sua bicicleta!

A jovem Manuela, de apenas 16 anos, recebeu o Parabéns à Você de todos ali. Em pleno aniversário comemorou catando lixo, demonstrando o cuidado com seu próprio futuro.

Não podemos deixar de registrar a presença da personagem "Bob Esponja" que compareceu ao Dia Mundial da Limpeza para alertar sobre o risco de vida que correm seus irmãos animais-marinhos e as aves, os quais ingerem inocentemente os produtos que nós seres-humanos consumimos sem o cuidado com o descarte apropriado.

O Dia Mundial de Limpeza, que acontece no 3° sábado do mês de setembro,  é uma ação global que congrega voluntários ao redor do planeta para a conscientização sobre as consequências do nosso consumo e atitudes em relação a saúde e bem-estar de todos os seres da Terra!

#DiaMundialDaLimpeza
#CleanUpDay
#LixoNoChãoNão
#RecuseCanudo
#NoPlastic
#CriseClimática


Texto: Cínthia Denise Bordini

Imagens: Andres, Mariana (Polenta), Tania Pires, Marcos Rodriguez, Giulliane Domingues.







2 comentários:

Cínthia disse...

#DiaMundialdaLimpeza #LimpaBrasil #WorldCleanupDay #LetsDoItWorld

Andrés Francisco Fernández Aldea disse...

Excelente momento para se encontrar com amigos da mesma causa, e deixar mais saudável o nosso planeta!