Hoje
vamos contar um pouquinho sobre a relíquia mais querida do Grupo de Voluntários
do Greenpeace de Porto Alegre: a bandeira da ONG! E
como ela chegou até o nosso grupo, o único que possui essa bandeira.
A Expedição Energia Positiva para o Brasil teve início em São Paulo e ficou em exposição na Praça da Sé, marco zero da cidade, entre os dias 05 e 06 de outubro de 2004. Nestes dois dias, mais de 1800 pessoas receberam informações sobre a viabilidade das energias renováveis no País e participaram de diversas atividades educativas e culturais.
Essa bandeira com o símbolo da Ong, o Arco- Íris, e no detalhe a pomba trazendo um galho de oliveira no bico, símbolo do fim do dilúvio, representando esperança de melhores tempos, foi doada para o grupo de Porto Alegre pelo reconhecimento do trabalho de 2 voluntários nossos, David Monteiro - o Madalena e Karen Araújo, que participaram por 4 meses dessa expedição.
Início do trabalho em escolas, 2003, notícia da Revista do Greenpeace. |
Réplica artesanal do navio do Greenpeace |
1ª vez que a bandeira foi usada em atividade em Porto Alegre. Notícia no Jornal Correio do Povo da capital, 2009. |
Até 2016, a bandeira ficou sob a fiel guarda de Tania Pires, ex-coordenadora de Voluntários Greenpeace Porto Alegre e também do Brasil, atualmente Presidenta da ONG CIUPOA.
Tania também guardou lembranças importantes do seu tempo de coordenadora em Porto Alegre, como a reportagem que marca o início do Trabalho voluntário em escolas (2003) e a construção de uma réplica artesanal do primeiro navio do Greenpeace para uma exposição na cidade.
Tania Pires, Presidenta da Ong CIUPOA Centro de Inteligência Urbana de Porto Alegre |
Tania realiza um lindo trabalho de relevância social, no Morro da Cruz de Porto Alegre, uma região de alta vulnerabilidade, onde estimula o uso de energias renováveis e alternativas de trabalho sustentável para as comunidades carentes através de oficinas e projetos, cujo principal embasamento é preparar as cidades para as Mudanças Climáticas.
Nesse sentido, também é a idealizadora do Projeto BICIESCOLA que ensina pessoas de todas as idades a andar de bicicleta, resgatando a autoestima e mostrando a importância desse meio de transporte para a mobilidade nas cidades.
Afinal, ADAPTAÇÃO ao clima é a nova ordem mundial.
Mais em: http://www.ciupoa.org.br/
Texto: Cínthia Bordini
Nenhum comentário:
Postar um comentário