``Estamos falando de RETOMADA de terras.
Estamos falando de direitos de um POVO ORIGINÁRIO.
Em 27 de janeiro de 2017, 20 famílias Mbya Guarani retomaram a área da Fepagro (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária), no Município de Maquiné, litoral Norte do Rio Grande do Sul. Os indígenas estão criando uma aldeia no local e reinvidicam a demarcação da área. Segundo o Cacique André Benites, a retomada é uma luta pelo FUTURO, pela preservação do espaço e pela perpetuação da cultura Guarani, mas também é uma luta pelo PASSADO, pela memória dos ancestrais que ali viviam até mesmo antes da chegada do europeu e da intervenção do Estado.
Nesse sentido, os Grupos de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre e de Imbé foram até a Retomada Indígena neste domingo, 5/2/2016, prestar sua solidariedade e apoio à aldeia e também doações de alimentos, artigos de higiene e roupas.
O Cacique André indica que qualquer doação é bem-vinda, principalmente alimentos, lona, acessórios de cozinha, roupas, ferramentas, carrinho de mão... O Amigos DaTerra Brasil (Rua Olavo Bilac, 92 - Cidade Baixa - Porto Alegre) e o Bar da Carla (Rua Lobo da Costa quase esquina com a José do Patrocínio Porto Alegre) são pontos de coletas.
Ha´evete = obrigado
Mais fotos desse momento: https://www.facebook.com/pg/greenpoa/photos/?tab=album&album_id=1240851689317240
Nenhum comentário:
Postar um comentário