segunda-feira, 19 de abril de 2021

Palestra On-Line Para Os Colaboradores da Nielsen Serviços de Mídia Brasil Ltda.



Nesta segunda-feira (19.04.21), o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, representado pelo palestrante do Projeto Escola, Valdeci C de Souza, ministrou a palestra "Planeta Terra: A Nossa Nave Mãe" para os colaboradores da empresa Nielsen Serviços de Mídia Brasil Ltda. 

O convite para este encontro, via Google Meet, partiu do Time BRG Nielsen Green, composto pelas colaboradoras, Sabrina Balhes, Simone Capersmidt, Taís Silva e Grazieli Anjos com o objetivo de conscientizar os colegas de trabalho sobre a importância da preservação ambiental na "Semana da Terra". 

A palestra ocorreu das 15h às 16h e contou com a participação de 55 colaboradores da Nielsen. Antes de entrar no tema específico do encontro, o voluntário Valdeci abriu um parêntese para salientar a relevância desta segunda-feira, dia 19 de abril, em razão de ser o "Dia da Resistência Indígena". Informou que é preciso juntar forças com os povos indígenas pelas demarcações de suas terras, pelo respeito por sua diversificada cultura e, acima de tudo, por exigir, do Governo Federal, fiscalização  mais rigorosas contra as invasões de suas terras e o assassinato de indígenas neste país continente. 

A palestra "Planeta Terra: A Nossa Nave Mãe" abordou os seguintes temas: As conferências da ONU sobre meio ambiente de 1972 à 2015, os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS; obsolescência programada; consumo responsável; os 5Rs da sustentabilidade, aquecimento global; gases do efeito estufa; pegada ecológica e demais temas socioambientais. Durante a apresentação, os voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, Marcos Rodrigues e Ananda Soldateli respondiam as perguntas e informavam links sobre os assuntos abordados na sala do Chat com os colaboradores que se manifestavam. 


Após a explanação, foi aberto tempo para perguntas. A preocupação dos participantes era com relação a responsabilidade de cada um na diminuição da sua própria pegada ecológica e como ser um consumidor mais consciente. e a contribuição das grandes corporações com as emissões de gases do efeito estufa e a responsabilidade com o aquecimento global. 

Nossos agradecimentos ao Time BRG Green pelo convite para a educação ambiental e por abrir a oportunidade de fazermos a convocação aos colaboradores da empresa para, juntos, construirmos um Brasil mais verde, pacífico e sustentável. 

                                                Alguns depoimentos dos presentes:

"Muito obrigado pela palestra de hoje. Uma verdadeira aula. Tivemos muita interação do pessoal e um feedback muito positivo." 

Taís Silva 


"Agradeço muito o compartilhamento das informações! Muito feliz por poder escutar vocês e ter esse aprendizado." 

Fabiana Cristina


"Aprendi muito. Obrigado pessoal."

Stephanie Castus


"Parabéns pela luta e pela coragem."

Marcos de Lima 


Texto: Valdeci C de Souza
Fotos: Ananda Soldateli e Valdeci C de Souza 

Nenhum comentário: