terça-feira, 17 de agosto de 2021

Palestra Meio Ambiente e Pandemia: Uma Relação de Causa e Efeito


Nesta terça-feira (17.08.21), o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, representado pelo palestrante do Projeto Escola, Sr. Valdeci C. de Souza, ministrou a palestra "Meio Ambiente e Pandemia: Uma Relação de Causa e Efeito" para os alunos do ensino médio da Escola Terceiro Milênio, de Recife, PE. 

O convite para este encontro, via Google Meet, partiu da professora Janayna Cruz e ocorreu das 13h20 às 15h com a presença de 32 alunos, 2 professores e a Coordenadora Pedagógica da instituição de ensino. Durante a palestra, foram abordados os seguintes temas: 

> Um breve levantamento das principais pandemias a partir do Século XIX listadas pela OMS

> O ciclo da transmissão do vírus da COVID-19

> As Zoonoses e as transmissões das doenças dos animais aos seres humanos

> A relação da ação do homem com a degradação do meio ambiente que viabiliza o surgimento desta e das outras pandemias bem como de outras doenças zoonoses

> A contextualização do Antropoceno

> Pegada ecológica

> Aquecimento global 

> Desmatamento e queimadas na Amazônia

> Rios voadores

> Práticas sustentáveis 

> Os 5 Rs da sustentabilidade


Durante a apresentação dos trabalhos, professores e alunos fizeram algumas perguntas pertinentes aos temas apresentados. 


Texto: Valdeci C. de Souza

Fotos: Janayna Cruz

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa, a palestra foi sensacional! Muita obrigada Valdeci, por toda dedicação e empenho nesta linda missão de conscientização ambiental. Gratidão ao projeto greenpeace!