quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Segunda Palestra Para Alunos e Professores do Ensino Médio do Colégio Romano Nossa Senhora Auxiliadora

 


Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, representado pelo palestrante do Projeto Escola, Valdeci C. de Souza, foi convidado, pela Orientadora Educacional do Colégio Romano Nossa Senhora Auxiliadora, de Rio Pardo, RS, Sra. Caroline Almada Mendes, a ministrar ciclo de três palestras para os alunos do ensino fundamental I e II e para os alunos do ensino médio da instituição.  

O primeiro encontro ocorreu dia 25.08.21 das 10h20 às 11h50 e contou com a participação de 66 alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental II e 3 professores. 

A segunda palestra ocorreu na manhã desta quinta-feira (26.08.21) das 10h30 às 12h30 e contou com a participação de aproximadamente 70 alunos do ensino médio e 3 professores.

A palestra realizada foi a mesma ministrada para os alunos do ensino fundamental II na quarta-feira: "Os Desafios das Mudanças Climáticas" e igualmente foram abordados os seguintes temas: 


> História do Greenpeace no Brasil e no Mundo

> As mudanças climáticas causadas com o aquecimento global

> Gases do efeito estufa

> A importância da preservação da floresta Amazônica

> Os Rios Voadores

> Queimadas e desmatamento na Amazônia, Pantanal e Cerrado

> A indústria da carne e da pesca

> Agrotóxicos

> Obsolescência programada e perceptível

> Emergência hídrica

> Consumo responsável 

> Conceito e história da sustentabilidade

> Os 5 R's da sustentabilidade


Após a apresentação da palestra, alguns alunos fizeram perguntas e deram alguns depoimentos sobre os temas apresentados. As preocupações nas intervenções dos jovens estudantes diziam respeito às práticas sustentáveis, a utilização excessiva de agrotóxicos, a matriz energética brasileira, o uso de energia nuclear e a responsabilidade de cada um com mudança de hábitos para a preservação ambiental.

Por sugestão do palestrante, a Turma 211 do primeiro ano do ensino médio, aceitou montar um grupo ambiental composto por alunos da instituição com o nome sugerido de “ECORomano”

Como exemplo de trabalho que esse grupo poderá realizar, o palestrante sugeriu as seguintes atividades:

> Juntar garrafas pets, tampinhas de embalagens plásticas, caixas de papelão, lacres de latinhas de alumínio para doação para famílias de catadores do município.

> Recolher azeite reutilizados para produção de sabão e futura doação para famílias carentes da cidade

> Construir uma composteira para escola para a produção de adubos e chorume para irrigar jardins da escola e também para distribuir para a comunidade escolar. 

> Atividades de limpeza e embelezamento na escola e bairros carentes da cidade e recolher lixo e plásticos nos rios e lagos da cidade.

> Palestras de conscientização ambiental para alunos e os moradores da cidade


Nossos agradecimentos à direção do Colégio Romano Nossa Senhora Auxiliadora por abrir as portas ao Projeto Escola. Nossos agradecimentos também aos professores que acompanharam seus alunos e ajudaram a debater os temas apresentados. Por fim, mas não menos importante, nossos agradecimentos aos alunos que participaram das palestras de forma atenta, participativa e comprometida com a preservação ambiental.


 

Texto e fotos: Valdeci C. de Souza

Nenhum comentário: