quinta-feira, 10 de março de 2011

Nesse fim de semana/feriadão não fomos pular carnaval não...



Parte do grupo de voluntários fez uma viagem a Tramandaí/RS para conferir o grande trabalho que está sendo desenvolvido já há 3 anos pela prefeitura de Tramandaí, a agência Jamboo Turismo e a Ong Farol da Terra. As mesmas vem realizando um trabalho de educação ambiental em conjunto ao uso de caiaques, desta forma as pessoas que decidirem fazer parte deste grande projeto podem aprender um novo meio de locomoção (ou quem sabe um esporte), ao mesmo tempo que guiadas por instrutores, aprendem tudo sobre a fauna local e o que pequenos atos cotidianos podem fazer para preserva-la.

Esse trabalho é muito importante pois põe o cidadão de frente com as conseqüências das suas ações. É, por exemplo, impossível não se apaixonar pelos caranguejos locais, que esbanjam sua beleza ao caminhar por meio às folhagens de um dos pontos do rio.  E também impossível não se entristecer vendo quanto lixo vai parar em lugares isolados por meio da água. Encontramos muitas garrafas pet's, sapatos, sacolas e até um assento de privada.


Além de ter sido um passeio muito divertido e repleto de bons momentos, tivemos a oportunidade de trocar algumas idéias com esses instrutores que estão fazendo tanto pela nossa comunidade e pela preservação deste bem tão precioso que é o Rio de Tramandaí. Pouco conhecido, este estabelece ligação entre  a lagoa e o mar, esbanjando muitas espécies que por ali habitam, como a tartaruga-de-água-doce, a ave biguá e joão-grande e o caranguejo chama-maré.

Todos os participantes recebem um coleta salva-vidas, conforme as leis de turismo e aventura, e após instruções são guiados por cerca de 30 minutos a uma hora e 30 minutos por este lindo espetaculo de biomas.



O grupo Farol da Terra tem atendido em média 800 participantes por temporada, estando abertos todos os veraneios. É bom lembrar que este passeio é feito sem nenhum custo financeiro, uma vez que seu objetivo não é econômico e sim cultural.

Resta deixar meu convite para que, na próxima temporada todos vão conhecer este belo local e aprender um pouco mais sobre nosso meio ambiente.

Abraços!



2 comentários:

Virgínia Wolffenbüttel disse...

Foi um dia maravilhoso!

CÍNTHIA disse...

PARABÉNS, guerreiros voluntários!!!