terça-feira, 22 de maio de 2012

Os Novos Guerreiros do Arco-Íris


A nova gurizada verde inconformada
Texto: Valdeci C. de Souza 

Em junho o Brasil será o centro das atenções mundiais em razão da realização da Ri0+20 (Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável) e a imprensa em geral já vêm dando grande destaque aos acontecimentos que se desenrolam em nosso país nas questões ambientais e ecológicas.

Toda esta atenção que o Brasil vem recebendo da mídia nacional e internacional tem um propósito e um significado: Entender o paradoxo de uma nação que pretende ser a líder na defesa do meio ambiente, patrocinar esta importante conferência e, em sentido contrário, tenha permitido a aprovação do nefasto Código Florestal.

Como é possível defender interesses tão antagônicos entre si (defesa do meio ambiente com o novo Código Florestal) é o que todos se questionam. O momento é propício para estas e outras reflexões e, com certeza, estarão no centro das discussões neste evento de suma importância para o futuro das novas gerações. Durante a Rio+20 talvez possamos encontrar respostas e soluções para todas estas questões e sairmos deste impasse.

Além desta contradição, outro assunto que tem despertado interesse de todos é a presença, em nosso país, do novo navio do Greenpeace, o Rainbow Warrior III que está navegando em nossas águas. O Rainbow Warrior III, por sua importância estratégica e de luta foi, inclusive, matéria no programa Fantástico da Rede Globo no último domingo.

Com todas estas atividades em curso atualmente, o Greenpeace tem mostrado sua força de atuação e persuasão e realizado ações concretas para estar presente em todas as frentes em defesa de seus ideais pacifistas e ambientais.

Quem acompanha o noticiário sabe que o trabalho do Greenpeace está rendendo grandes matérias nos jornais e nas redes de televisões pelas vitórias que tem conseguido através de suas ações. Há mais de uma semana está impedindo que o navio Clipper Hope seja carregado de ferro gusa com voluntários presos em sua âncora. O ferro gusa leva consigo um rastro de destruição da Floresta Amazônica, trabalho escravo e invasão de terras indígenas. 

A campanha do “Desmatamento Zero” está angariando milhares e milhares de assinaturas através da internet e nos Pontos Verdes espalhados pelo Brasil inteiro. Manifestações com o slogan “Veta, Dilma” circulam pelo país inteiro com seus voluntários e ciberativistas conscientizando a todos da importância do veto da presidente Dilma ao Código Florestal.

Com os olhos do mundo voltados para nós, seria natural que o Grupo de Voluntários do Greenpeace Porto Alegre também tomasse suas providências para atuar nestas frentes de trabalho. Para ampliar ainda mais seu campo de ação, abriu novas vagas para pessoas dispostas a lutar, pacificamente, pelo nosso ideal de um mundo mais verde e sustentável.  

Treinamento dos novos guerreiros do Arco-Íris 
O Greenpeace de Porto Alegre está ampliando sua capacidade de trabalho e se preparando para realizar ações mais efetivas de conscientização da população. Para este fim, está realizando Pontos Verdes pela cidade para angariar assinaturas para a lei do Desmatamento Zero, realizando eventos para demonstrar a viabilidade da energia solar e campanha para a Proposta de Emenda Constitucional contra as Usinas Nucleares. Além é claro, se fazer representar, através de seus voluntários, na Rio+20.

Para atuar em todas as frentes, o grupo do Greenpeace Porto Alegre, acaba de receber a nova turma de voluntários que irão somar esforços nesta luta pacífica. A Coordenadora Aline realizou, na última sexta-feira, à noite, a seleção dos novos integrantes. O treinamento ocorreu no Sábado, no período da tarde, na Usina do Gasômetro. Os voluntários Alan e Amanda auxiliaram a coordenadora na seleção e treinamento dos novos guerreiros do arco-íris.

Na oportunidade, os novos integrantes do grupo conheceram a filosofia de trabalho do Greenpeace e suas metas de atuação em Porto Alegre e no Brasil. Receberam orientação de como proceder e realizar “pontos verdes” e aprenderam sobre as campanhas atualmente em atividades no Brasil e em Porto Alegre. Todos estavam atentos à palestra proferida e mostraram-se dispostos a entrarem para o voluntariado com determinação e entusiasmo.

Todos atentos à palestra da Coordenadora
O Grupo de Voluntários do Greenpeace Porto Alegre recebe a todos de braços abertos e só tem a prometer muito trabalho com um único objetivo: Tornar o Brasil um país mais verde e sustentável. A luta é árdua e constante e, com os novos "inconformados" a batalha será mais fácil e abrangente.




Aplausos aos novos guerreiros do arco-íris:

Eduardo Lunardon
Bárbara Pelizzaro
Tamires Garcia
André Ruiz
Reginaldo Porto Alegre
Susana Franco
Paloma Lencina
Matheus Dutra
Roger Leite
Maísa Casagrande

Bem-vindos, gurizada verde!! 

Um comentário:

Anônimo disse...

Agradeço a receptividade e a confiança depositada por todos vocês, tenho total convicção do êxito em atingir nossos objetivos, informando e conscientizando a população das atrocidades praticadas contra o nosso planeta.