sexta-feira, 29 de junho de 2012

Tainara Correa - Uma Voluntária em Ação


Tainara Correa entrou para o grupo de voluntários do Greenpeace Porto Alegre em agosto do ano passado e, apesar do seu pouco tempo de ativismo, esta guria já suou – e muito – a camiseta em prol do meio ambiente e na conscientização de sua gente por um mundo mais verde e sustentável.

Convidada a participar do Open Boat no navio Raimbow Warrior III em Salvador/ BA, Tainara não pensou duas vezes: Largou trabalho e estudos e caiu na estrada. Ou melhor, jogou-se de corpo e alma ao mar a bordo do RW com destino ao Rio de Janeiro para dar sua contribuição ao Greenpeace na Rio+20.

Na entrevista concedida a Valdeci C. de Souza na última terça-feira (26/06), a jovem ambientalista contou sua história e suas impressões do que viu e ouviu nesta importante conferência da qual foi testemunha ocular.
Tainara Correa (da esquerda para a direita) 

1 – Green Porto Alegre: Como foi o convite para participar do Open Boat e sua experiência a bordo do Rainbow Warrior III na viagem de Salvador ao Rio de Janeiro para participar da Rio+20?

Tainara: O convite veio em meio ao GP São Paulo. Eu olhava todos os dias nas redes sociais o navio, e não pensava em embarcar. Quando ligaram não pensei duas vezes em dizer sim. Com isso larguei o trabalho.

Minha chegada em Salvador foi no dia 6 junho. No dia seguinte já tinha open boat.  Como estava chovendo por lá, pensávamos que não iria aparecer ninguém. O Dia ficou incerto durante quase toda sua duração. Mesmo assim, compareceram mais de 1.600 pessoas para visitar o Rainbow Warrior III!

Saindo de Salvador rumo ao Rio de Janeiro foram quatro dias de viajem. Fui informada que no primeiro dia sempre se enjoa. Mas no meu caso foram três dias de muita fé, coragem e força. O dia-a-dia era muito agradável. Tínhamos horários bem estipulados para café da manhã, almoço e janta. O banho poderia ser somente um por dia e de no máximo de 3 minutos. 

Todo o lixo é separado, e o que pode é reciclado. Há um quadro onde você, voluntariamente, coloca o seu nome em alguma atividade para ajudar na arrumação e limpeza do navio todas as manhãs.

2 – Green Porto Alegre: Que atividades você participou como voluntária do Greenpeace neste importante acontecimento sobre meio ambiente e sustentabilidade ocorrido no Rio de Janeiro?

Tainara: Eu fiquei a maioria do tempo no navio ajudando direto. O open boat teve filas quilométricas onde as pessoas aguardavam cerca de três horas para visitarem o WR III e saiam satisfeitas em ver nosso guerreiro. Muitas dessas pessoas não conheciam o Greenpeace. Saiam do navio tão encantadas e muitas queriam se tornar colaborador, voluntário... Queriam saber como ajudar.

Já na cúpula dos povos era bem legal discutir com o pessoal que visitava nossa tenda e se informavam sobre a campanha do Desmatamento Zero. O que mais chamou a atenção de todos foi a cozinha solar. A galera ficava radiante e perguntava: "É possível cozinhar com o sol?" E respondíamos: "Sim, nós podemos".

3 – Green Porto Alegre: Que ensinamentos você diria que vai levar para a sua vida depois desta experiência no Rio?

Tainara: A mudança é hoje e agora! Transborda para o próximo que é possível sim um mundo mais verde e limpo.

4 – Green Porto Alegre: Que práticas sustentáveis você pratica no seu dia-a-dia e que práticas ecológicas vais incorporar no seu cotidiano depois de ter participado ativamente nesta conferência?

Tainara: Com certeza tomar "só um" banho por dia! (risos).

5 – Green Porto Alegre: Suas considerações finais e sua mensagem aos seus companheiros que, como você, luta por um planeta mais verde e azul.

Tainara: Agradecer o esforço diário de cada voluntário que trabalhou sem se deixar abater. É por isso (e outras coisas) que nós voluntários enfrentamos sol e chuva na luta por um mundo melhor, pois sabemos que existem pessoas que também se importam.

E por isso digo e repito: JUNTOS, SOMOS MAIS! 

Valeu Galeraa!


Tainara na marcha dos povos por um mundo verde e justo.