segunda-feira, 16 de julho de 2012

Ponto Verde na Feira Científica e Cultural da Escola Romano Santa Marta

Iniciando os trabalhos na Mostra Científica e Cultural 
Texto: Valdeci C. de Souza 

Na busca de conscientizar as pessoas para a necessidade de valorização e preservação ambiental, o Grupo de Voluntários do Greenpeace Porto Alegre participou, no último sábado (14/07/12), da Feira Científica e Cultural realizada pelos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio do Colégio Romano Santa Marta, em Porto Alegre, RS.

O convite para participarmos do evento, partiu da Coordenadora Daiane e foi prontamente aceito, visto ser esta uma atividade de extrema importância para disseminar o valor de práticas sustentáveis e de respeito ao meio ambiente. Nada mais natural, portanto, que o Greenpeace se fizesse presente nesta feira por onde circulou uma juventude atuante e disposta a aprender (e a ensinar) maneiras e práticas de preservação ambiental. 

No Ginásio de Esportes do Colégio Romano Santa Marta, foi montada a barraca do Greenpeace e exposto o material de trabalho que, à medida que os alunos, professores e pais de alunos se aproximavam, eram recebidos pelos ambientalistas que relatavam, de boa vontade, os princípios de trabalho, as metas de atuação e as campanhas realizadas.  Após as devidas explicações e respondidas todas as dúvidas, os interessados recebiam nosso material de divulgação.

Nossa Cozinha Solar e uma exposição de quadros com temas sobre sustentabilidade, meio ambiente, energias e banners também foram expostos ao público presente e, mais uma vez, foi um grande sucesso.

Aproveitando a enorme concentração de visitantes da Feira, os ativistas colheram assinaturas para a petição do Desmatamento Zero. Assinaturas estas que foram obtidas sem muito esforço, dado à conscientização dos presentes.

Os voluntários também circularam pela Feira Científica e Cultural e puderam conferir que os alunos estavam bastante conscientes da questão ambiental já que várias exposições tratavam de temas relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade.

Energia eólica, casa ecológica, reciclagem de lixo, minhocários, composteiras e reaproveitamento da água da chuva foram alguns dos assuntos tratados nas várias exposições temáticas que ocupavam o Ginásio de Esportes do Colégio Romano Santa Marta. O grupo ficou surpreso com a gurizada que soube explicar direitinho seus trabalhos e, mais surpresos ainda, com a turminha infantil que expôs um trabalho bem bonito sobre reciclagem de lixo e coleta seletiva.

A opinião geral do grupo foi de satisfação pelo trabalho apresentado pelos alunos e o empenho que todos demonstravam ao explicar seus estudos e conhecimentos.  Alguns voluntários se manifestaram sobre este importante evento:

“De alguma forma, o trabalho com as crianças e adolescentes trás uma recompensa muito grande. Além disso, aprendemos com os vários experimentos da feira”.
Heberton Júnior

“Compartilhei do mesmo sentimento de recompensa no final do evento. Acredito ter sido coletivo! Foi muito legal ver os pequenos com os olhos curiosos e super atenciosos quando explicávamos as coisas na nossa barraca”.
Matheus Dutra

“Achei bem legal... Muitos trabalhos com temas ambientais na feira, como a casa ecológica, a horta, a importância da água...”
Amanda Aguiar.

“Realmente o PV (Ponto Verde) foi muito bom. Gostei muito daquela gurizada simpática, responsável e de seus trabalhos”.
Reginaldo Porto Alegre

“Fiquei muito impressionado com a turminha infantil que apresentou um lindo trabalho sobre reciclagem de lixo, coleta seletiva e o minhocário. É gratificante constatar que a escola Romano Santa Marta tenha esta preocupação ambiental e ensine aos pequenos a importância da sustentabilidade”
Valdeci Souza

Veja Abaixo a galeria de Fotos do Ponto Verde na Mostra Científica e Cultural na Escola Romano Santa Marta

Nenhum comentário: