segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Césio-137 - 25 Anos de Insegurança Nuclear

Césio-137 - Brasil, País da Insegurança Nuclear 

Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Alan Santos / Adriano Augusto

O Greenpeace resolveu marcar o Dia 13 de Setembro de 2012 com manifestações em todo o Brasil para lembrar as vítimas  com o Césio-137 ocorrido em 1987 em Goiânia. Intitulada "Césio-137 = 25 anos de Descaso" teve a participação dos oito grupos de voluntários do Greenpeace em todo território nacional. 

Este acidente foi considerado o maior da história em área urbana e, desde então, ceifou a vida de 64 indivíduos e contaminou mais de 6 mil pessoas. Passados 25 anos após este trágico "acidente" (ou seria irresponsabilidade?) as vítimas ainda sofrem com os efeitos da contaminação e muitos precisam fazer medicação e também  um acompanhamento de sua situação de saúde.  

Os voluntários do Greenpeace de Porto Alegre Alan, Denise Souza, Heberton, Tainara e Valdeci também foram às ruas da Capital para alertar os gaúchos dos perigos da utilização de fontes de energia nuclear. Durante a manifestação, foi possível conscientizar a população da necessidade de conseguirmos 1,4 milhão de assinaturas para a Proposta de Emenda Constitucional contra as Usinas Nucleares no país. 

Assinaturas da PEC Contra as Usinas Nucleares   
O evento teve início na Esquina Democrática às 17h e contou ainda com a colaboração especial de Adriano Augusto que ajudou o grupo durante todo o protesto. Para dar mais ênfase a esta manifestação pacífica, o grupo circulou pelo centro da capital gaúcha com os banners "Energia Nuclear não"; "A Energia Que Mata. Dilma, Nuclear Não" e um símbolo nuclear com a frase "Césio-137". 

Os voluntários ainda carregavam cartazes onde a população pode ler as seguintes frases sobre o trágico acidente: 
MEMORIAL CÉSIO-137 = 25 ANOS DEPOIS

"Dia 23/10/1987 - morre a primeira vítima contaminada do Césio-137
em decorrência de contaminação aguda por radiação:
Leide das Neves de 6 anos"

"4 Mortos Inicialmente
64 Mortos posteriormente
628 Vítimas contaminada diretamente"

"Associação de vítimas do Césio-137
estima que mais de 6 mil pessoas
 foram atingidas pela radiação"

"Até hoje, o acidente de Goiânia em 1987 é considerado
o pior acidente radiológico em área urbana da história" 

"Brasil, país da insegurança nuclear" 

"Césio-137 - 25 anos de Insegurança Nuclear"

"Energia nuclear é perigosa! 
Junte-se a nós e DIGA NÃO 
à energia nuclear" 

O grupo esteve presente também no Largo Glênio Perez, na praça em frente à Prefeitura Municipal, no terminal do TRENSURB e circulou por várias ruas do centro da capital para que a população gaúcha tivesse consciência deste importante - e trágico - acidente e se manifestasse com assinaturas da PEC contra as Usinas Nucleares. O evento encerrou às 20h30. 
Junte-se a nós e DIGA NÃO à energia nuclear! 

Veja Galeria de Fotos

Nenhum comentário: