quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Palestra na Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint-Hilaire

Conscientização ambiental na E.M.E.F. Saint-Hilaire 
Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Élcio Duarte Nunes 

Chovia torrencialmente quando os voluntários do Greenpeace Porto Alegre Linda e Valdeci chegaram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint-Hilaire no bairro Lomba do Pinheiro em Porto Alegre na terça-feira do dia 18 de setembro de 2012 para mais uma palestra. Aliás, chovia - ininterruptamente - desde sábado à tarda e a capital gaúcha só viu a luz do sol, por um breve momento, ao final da Quarta-feira! 

Vida de voluntário é assim mesmo: Não escolhe tempo bom e temperatura agradável para atuar. Onde é preciso conscientizar pessoas, falar sobre meio ambiente e questões que afetam o nosso planeta lá estão os ambientalistas prontos para mais um dia de luta para inspirar pessoas a fazerem a sua parte para tornar esta terra mais sustentável. Assim tem sido a rotina de todos os voluntários do Grupo do Greenpeace Porto Alegre que se dedicam - de corpo e alma para dar seu recado e mostrar que um mundo melhor é possível. 

O convite para a palestra na E.M.E.F. Saint-Hilaire partiu da Coordenadora Cultural Daniela Rosa que sentiu a necessidade de compartilhar com os alunos de sua escola os conhecimentos adquiridos no período em que ela própria foi uma voluntária do Greenpeace. Assim, fechava um círculo de aprendizado e compartilhamento de conhecimento e cultura ambiental. Passar esta consciência para as futuras gerações motivou sua escolha como voluntária e coordenadora cultural.

O Jovem Élcio Duarte com os voluntários 
Participaram da palestra, além dos alunos das 6ª, 7ª e 8ª Séries, os professores Mariane, Rita Vieira, Joscélia, Dulce, Viviane, Kelly e o estagiário Élcio Duarte Nunes. A plateia foi formada por aproximadamente 60 pessoas e teve início às 14h e término às 15h30. O tema do encontro foi "Mudanças do Clima". Também foi possível falar sobre um breve histórico do Greenpeace, voluntariado e sustentabilidade. 

Os voluntários Linda e Valdeci aproveitam a oportunidade para fazer um agradecimento especial ao jovem Élcio Duarte Nunes que, com especial atenção e dedicação, tornou possível passar aos alunos os vídeos e a palestra em PowerPoint. Os créditos das fotos que ilustram esta matéria também se deve ao trabalho voluntário de Élcio que foi o "fotógrafo oficial" da palestra. 

Após o encontro, os voluntários Linda e Valdeci conseguiram, junto aos professores da instituição, assinaturas para a Campanha do Desmatamento Zero. Todos se prontificaram a assinar a petição e muitos questionamentos foram feitos na Sala dos Professores e na Biblioteca da escola. Por mais de uma hora foi possível argumentar e conscientizar a todos da necessidade urgente em transformarmos crime ambiental o desmatamento de nossas florestas. 

Daniela Rosa recebendo material do Green
Para a Biblioteca da Escola
Apesar do mau tempo, chuva e frio o dia foi dos mais produtivos. Muitas assinaturas para a campanha do Desmatamento Zero, plateia interessada e atenta e uma escola preocupada em transmitir aos seus alunos a questão ambiental. Aliás, preocupação que também se estende ao bem estar e proteção aos animais. A Escola Saint-Hilaire possui um projeto intitulado "Adote um vira-lata". A instituição recolhe cachorros abandonados. Depois de tratados, alimentados e castrados ficam a disposição para serem adotados por quem vá tratá-los com dignidade e amor. 

Veja abaixo Galeria de Fotos






























Nenhum comentário: