segunda-feira, 22 de abril de 2013

A Vaca e a Árvore na defesa das floretas nativas

Ponto Verde no Parque Moinhos de Vento 
Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Alan Santos 

Defender as matas nativas e lutar pela aprovação do projeto de lei em defesa das matas nativas tem sido um trabalho constante do grupo de voluntários do Greenpeace de Porto Alegre. Todo esforço se justifica em razão da necessidade da obtenção de 1,5 milhões de assinaturas para que o projeto de lei de iniciativa popular denominado Desmatamento Zero seja aprovado no congresso brasileiro. 

Assinaturas petição DZ
Mais assinaturas... 
Com este propósito em mente e imbuídos de conseguir, o mais rápido possível, as assinaturas para este importante meio de defesa das florestas, o grupo de voluntários representados por Alan, Cínthia, Denise Souza, Matheus, Paloma, Tainara e Valdeci resolveu realizar outro Ponto Verde das 9h às 17h no Parque Moinhos de Vento no último domingo (21/04). 

Próximo a escultura em aço "Monumento a Castelo Branco" (criado por Carlos Tênius representando três guerreiros vigilantes) os voluntários montaram a barraca com seus impressos e materiais de divulgação das campanhas realizadas pelo Greenpeace, expuseram a Cozinha Solar (que sempre atrai a atenção do público) e, de pranchetas e canetas em mãos, divulgaram e colheram assinaturas para a Campanha "Desmatamento Zero". 

No período da manhã foi possível explicar as vantagens da energia solar e também divulgar as campanhas realizadas pela ONG ambientalista e pacifista. Também foi possível colher algumas assinaturas para a petição DZ do público que se aproximava, espontaneamente, para buscar informações e explicações sobre o trabalho do grupo. 

Energia renovável: Solar
No período da tarde, com público em maior número presente ao parque, os voluntários resolveram atuar de forma mais ativa e participativa na busca de seu ideal de conseguir mais assinaturas para a petição. 

Fantasiados de Vaca e Árvore os voluntários desfilaram pelo parque para a alegria da gurizada miúda que os seguiam por onde quer passassem. Aproveitando a simpatia da gurizada que se aproximava para serem fotografados e fotografarem a vaca e a árvore, os voluntários conscientizavam os pais dos meninos e meninas da necessidade de assinarem a petição do Desmatamento Zero. 

A vaca e a árvore conquistaram a gurizada
A Vaca, sempre muito matreira e sapeca, brincou com as crianças, pulou corda, deixou-se fotografar, conversou animadamente com piás e atraiu a simpatia de todos. A árvore, também muito esperta, circulava pedindo proteção para suas irmãs da floresta e uma lei mais rigorosa contra os desmatadores. 

Foi uma tarde produtiva e alegre e de ótimo resultados para todos. Foi possível obter 132 assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular do Desmatamento Zero. 

O grupo vai continuar sua luta de conscientização ambiental até conseguir a criação da lei que defenda nossas matas nativas e permita que nossos filhos e netos tenham, no futuro próximo, um planeta mais verde e saudável e que as árvores possam crescer livres do perigo de serem derrubadas impunemente. 

Se você não estava no parque Moinhos de Vento neste domingo, mas deseja contribuir para nos ajudar na defesa de nossas matas e florestas, assine AQUI a campanha do Desmatamento Zero e seja, você também, um herói da floresta. 
Assine você também a petição do Desmatamento Zero e nos ajude a salvar nossas matas nativa!
Uma vaca que gosta de brincar com a criançada






Nenhum comentário: