segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Grupo de Voluntários do Greenpeace Porto Alegre e o Projeto Praia Limpa Torres

Abraço simbólico na Praia da Guarita    (Foto: Vagner Machado) 

Texto e Fotos: Valdeci C. de Souza

No último domingo (21.10.14), o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre participou do "Projeto Praia Limpa Torres" na ação de coleta de lixo, campanhas educativas, abraço simbólico, atrações culturais e musicais na Praia da Guarita, em Torres, RS.  O evento ocorreu das 10h às 12h e foi coordenado pelo Sr. Alexis Sanson da Associação dos Surfistas de Torres e contou ainda com outras parcerias locais. 

O ambientalista Paulo "Preserve" França realizou obras artísticas nas areias da Praia da Guarita e convidou os voluntários presentes para o abraço simbólico (em forma de coração) para demonstrar o respeito de todos ali reunidos ao meio ambiente e o amor incondicional ao belíssimo balneário. 
Palestras e eventos culturais no Projeto Praia Limpa 

Após a coleta do lixo, os voluntários assistiram as seguintes palestras: O biólogo Jonas Brocca falou sobre a importância da preservação natural do ecossistemas e a problemática do lixo no meio ambiente. O historiador Leonardo Gedeon falou sobre o legado do ambientalista José Lutzemberger na criação do Parque da Guarita e também sobre a importância dos sítios arqueológicos e a preservação do patrimônio cultural.  

Teve ainda sorteio de brindes, agradecimentos aos patrocinadores e a fala do secretário do meio ambiente do município de Torres sobre as atividades ali realizadas por todos e a relevância do evento. 

Em nome do Green de Porto Alegre, a voluntária Cínthia dirigiu-se ao microfone e convocou a todos para assinarem a Petição do Desmatamento Zero. O grupo musical Aruêra de Torres, finalizou o evento com show acústico para animação da galera.
Pense no clima e respeite a natureza! 
Enquanto a música rolava,  os voluntários do Greenpeace de Porto Alegre Alan, Andrea, Bárbara, Cínthia, Denise, Emerson, Giovanna, Linda, Mara, Matheus Andrade, Matheus DM, Tainara, Thamara e Valdeci circulavam pela Praia da Guarita conscientizando o público da necessidade urgente de aprovarmos o Projeto de lei de iniciativa popular pelo fim do desmatamento no Brasil. Em tratando-se de evento de caráter ambiental, o grupo teve grande receptividade e muitas assinaturas foram obtidas naquela manhã de domingo. Várias pessoas, inclusive nos procuravam espontaneamente com interesse nas nossas causas e ações. Nossos materiais gráficos de campanhas, bottons e fitas do DZ foram distribuídos entre o público presente. 
Assinaturas DZ 
Foi uma ação gratificante para todos os voluntários do Greenpeace de Porto Alegre que saíram do evento com a certeza da missão cumprida e pela excelente parceria com os organizadores do Projeto Praia Limpa. Essa é nossa missão: viabilizar um mundo mais sustentável e verde e, sempre que possível, fazer novas parcerias para tornar este sonho uma realidade. 

Assinaturas DZ 



Saiba mais

Essa campanha de limpeza de praias acontece em todo o mundo e é apelidada de “Clean Up the World” ou “International Costal Clean Up”, pelas organizações que iniciaram o projeto na Austrália e EUA nos anos 80.

Trata-se da maior ação global para limpeza de praias do planeta. O evento já envolveu mais de 35 milhões de pessoas em diversas partes do mundo e a longo prazo vem possibilitando mudanças de atitudes e comportamentos em escala global. A ideia da campanha é simples. Voluntários atuam na limpeza da sua comunidade, transformando o ambiente em um local mais agradável e saudável para viver.
A ação chegou ao Brasil no final dos anos 90 e leva o nome de Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias.
                                                                                                                         Fonte: Projeto Praia Limpa. 

Galeria do Álbum de Fotos clique AQUI


Nenhum comentário: