quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Palestra na FASE - Projeto Pescar


A convite da professora Lisiane A. de Souza, do Projeto Pescar Dudu Bike, o Grupo de Voluntários do Greenpeace Porto Alegre ministrou palestra nesta quarta-feira (03.09.14) na FASE - Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul. 

Internos da FASE na palestra 

O encontro ocorreu no Centro de Atendimento POA 1 localizado na Vila Cruzeiro em Porto Alegre das 9h30 às 11h30. Assistiram a palestra aproximadamente 30 adolescentes. A bibliotecária da FASE, Juliana Peres e o empresário Everton Ribas (Dudu Bike) também estiveram presentes no auditório da instituição. 


Abaixo relato do voluntário Valdeci:


"Devo dizer que foi uma experiência e tanto e - com certeza - a mais emotiva. Por inúmeras razões: Entender a realidade destes jovens; trocar experiências de vida e de conhecimento e, acima de tudo, passar a mensagem de que uma outra realidade é possível e que o futuro pode (e deve) ser promissor a todos eles. 


Foi um aprendizado de duas vias: Pelo depoimento pessoal das minhas experiências de vida como voluntário e como cidadão; nos relatos que ouvi da Professora Lisiane na sua dedicação (afetiva e profissional) aos internos sob sua responsabilidade. Principalmente conhecer pessoalmente cada um dos adolescentes e também suas histórias. 
Professora Lisiane A. de Souza 


Foi muito legal testemunhar o trabalho realizado pelo empresário Everton Ribas que ministra um curso de capacitação de consertos de bicicletas para alguns internos da FASE. Este curso, de 12 meses, possibilita aos jovens aprenderem uma profissão para ingressarem no mercado de trabalho ao deixarem a instituição. 


Confesso que na palestra de hoje fui muito mais ouvinte que palestrante. Que aprendi muito mais do que ensinei. Foi possível ver, nos olhos de cada um deles, o desejo da transformação. Foi possível sentir, naquele momento e com profunda emoção, que somos parte de um todo e cada um de nós (internos da FASE ou não) temos o direito a felicidade e um lugar ao sol. 


Empresário Everton Ribas 






Muito mais que conscientizar estes jovens o respeito à natureza e toda a biodiversidade deste planeta, foi mostrar a eles (e também aprender com eles) que um outro mundo é possível. Que uma outra realidade é viável. Eles estão dispostos a aprender e existem pessoas dispostas a ensinar. 


Os internos da FASE sabem que cada ser humano é importante e que cada um pode (e deve) mudar seu destino e construir um futuro melhor pra si mesmo, para sua família e para as futuras gerações. Aprendemos todos essa lição hoje."

Para acessar o Álbum de Fotos, clique AQUI


Nenhum comentário: