segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Ponto Verde e Palestra no II Fórum Gusmão Por um Mundo Melhor: Educação & Revolução

Professora Mariane, nossos anjos da guarda e os voluntários do Green de Porto Alegre no II Fórum Gusmão


Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Valdeci C. de Souza, Mariana Markevis e Pedro Nardes

Sempre que convidado por instituições de ensino, o Projeto Escola do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre comparece, de boa vontade, para ministrar palestras ou mesmo para realizar Pontos Verdes para conscientizar alunos, professores e a comunidade local para atitudes mais sustentáveis e de respeito ao meio ambiente. 

Quando o GTEscola do Green de Porto Alegre recebeu o e-mail da professora Mariane Batista, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Gusmão Britto para participar do II Fórum Gusmão Por um Mundo Melhor: Educação & Revolução no dia 8 de Outubro de 2014, aceitamos o convite de imediato. A princípio, o convite seria para ministrar uma palestra no período da tarde para aproximadamente 100 alunos dos anos finais do ensino fundamental. 

A oportunidade era grande demais para limitarmos nossa participação apenas a uma única palestra. O II Fórum Gusmão merecia uma atenção melhor e uma participação mais efetiva de nossa parte. Não poderíamos perder a oportunidade de realizar uma grande atividade. Até porque, o evento envolvia toda a comunidade escolar. Alunos e professores estavam engajados na realização do II Fórum Gusmão para torná-lo um grande sucesso. Que como se viu depois, com grande êxito de público e participantes convidados. 

Assim, propusemos, além da palestra, realizar também um ponto verde com toda a nossa infra-estrutura para tornar nossa participação mais abrangente e atingir o maior número de alunos possíveis. O que foi aceito pela direção da escola. 
Aquecedor solar feito com antena parabólica 

No dia 8 de Outubro de 2014 das 9h às 17h, o GTEscola montou sua estrutura no hall de entrada da escola Maria de Gusmão Brito. Barraca, cozinha solar, banners, quadros, materiais gráficos de nossas campanhas e um notebook para passar vídeos institucionais aos visitantes. 

Depois de tudo montado e organizado, as professoras começaram a trazer seus alunos (duas ou três turmas por vezes) para ouvirem os voluntários Denise, Emerson e Valdeci explicarem a razão da nossa participação e também sobre a utilização do sol como fonte de energia renovável para a nossa cozinha solar. 
Cozinha Solar - energia renovável

Atentos, eles ouviam a tudo e mais admirados ainda ficavam com a antena parabólica transformada em aquecedor solar, do protótipo do aquecedor de garrafa Pet e do forno de caixas de papelão. A mascote do grupo, Luiza Fortes (oito anos) também se fez presente (de camiseta e colete), para ajudar na distribuição do nosso material aos alunos. 

A gurizada adorou nosso Ponto Verde 
Após as explicações do funcionamento da cozinha solar, os alunos foram convidados a assistirem um vídeo sobre o que o homem está fazendo de ruim ao nosso planeta. Os voluntários responderam inúmeras perguntas da gurizada miúda e, por fim todos receberam algum brinde do Green de Porto Alegre: Palavras Cruzadas, Fitas e/ou adesivos. 


O menino Guilherme, do 4º ano, após assistir o vídeo sobre o que estamos fazendo com o nosso lar chamado terra, levantou o dedo e perguntou: 

O jovem Guilherme e a pergunta que não quer calar 
- O que será do ser humano se a gente destruir o planeta? 

A pergunta ficou no ar e o grupo resolveu deixar esta questão para que todos ali presentes respondessem, de forma íntima e pessoal, o que cada um pode fazer para evitar a destruição do planeta e a extinção da raça humana. 

Para nos ajudar nesse Ponto Verde, tivemos o auxílio dos nossos "anjos da guarda" Bruna Seibert, Robert Waikamp, Carlos Wolfart, Pedro Nardes e da ex-aluna Mariana Markevis que também desempenhou a função de fotógrafa oficial do Fórum. Ativos e participativos, ajudavam também as professoras a trazerem os alunos para o nosso ponto verde e depois levá-los novamente para as suas respectivas salas de aula.

Durante o período da manhã, recebemos a visita de 10 turmas do 1º ao 5º ano Tudo de forma organizada e com alunos que tudo queriam saber, tocar e perguntar. Foi gratificante.
Voluntário Emerson explicando aquecedor de Garrafa Pet 

Pela manhã, os professores das turmas, que visitaram nosso espaço no Hall de entrada da escola, assinaram a Petição do Desmatamento Zero. Neste dia, foi possível 24 assinaturas para a campanha.  

No período da tarde, a voluntária Denise ficou responsável pelo ponto verde para atender as outras turmas que visitavam nosso espaço no Hall de entrada. Os voluntários Emerson e Valdeci foram convidados a assistirem os trabalhos  realizados pelos alunos intitulado "Revolução Verde". A apresentação ocorreu das 13h30 às 14h. O Greenpeace foi aplaudido de pé ao entrar no auditório para assistir os trabalhos. 

Entre os trabalhos apresentados pelos alunos, o relato da biografia de grandes ambientalistas. Entre eles, José Lutzenberger. Um vídeo sobre os grandes desastres ambientais no mundo (que chocou a todos). Outra turma passou um vídeo que ensinava a fazer folha de papel através de papel reciclado. Para finalizar, o público assistiu um vídeo sobre a importância de preservação da natureza e de respeito aos animais.
Assistindo a apresentação dos trabalhos dos alunos 

Aplausos às turmas que apresentaram os trabalhos "A Revolução Verde", deu início a convocação do Professor João ao voluntário Valdeci para ministrar a palestra "Mudanças do Clima". Entre os temas abordados, o público conheceu um pouco melhor as atividades do Greenpeace no Brasil e no mundo e suas campanhas de conscientização para um mundo mais verde e pacífico. 

Também foram desenvolvidos os temas sobre consumo sustentável, obsolescência programada e perceptível, campanhas do Greenpeace no Brasil e por fim toda esta questão de emissões de gases do efeito estufa, aquecimento global e a responsabilidade de cada um em reverter este processo de destruição do planeta. 

Auditório lotado para a palestra Mudanças do Clima 
Após a palestra - que foi realizada das 14h às 16h - o grupo foi convidado para um cofee Break onde foi possível conversar com alguns professores e saber um pouco mais da política da escola de envolver os alunos nestas questões de cidadania e irem muito além do que é proposto pela disciplina oficial. O engajamento dos alunos e do corpo docente da E.M.E.F. Maria Gusmão Britto provou, de forma inequívoca, que é possível fazer um trabalho fantástico de educação formal e se comprometer em ir muito mais além. 
Conscientização ambiental no II Fórum Gusmão 

Belíssimo II Fórum Gusmão com os vários temas relevantes tratados e abordados com os alunos. Com certeza serão pessoas com grande senso crítico e saberão, no futuro, tomar boas e sábias decisões. A Escola Professora Maria  Gusmão Britto está formando cidadãos para o mundo! 

Abaixo o relato dos voluntários: 

Emerson Prates

"Galera, fiquei muito satisfeito e orgulhoso de pertencer a esta ONG maravilhosa que é o Greenpeace. Hoje aprendi que o voluntariado não é pago, pois o mesmo não tem preço. 

Meus parabéns aos organizadores do II Fórum Gusmão. Espero que atitudes como esta sejam compartilhadas por todas as escolas. 

Meu muito obrigado a todos." 


Valdeci C. de Souza

"Hoje foi um daqueles dias que valeu a pena sair de casa, apesar do calor escaldante. Adoro meu trabalho de voluntário e adoro mais ainda quando encontro pessoas comprometidas e engajadas e uma gurizada pra lá de especial em uma escola voltada para tornar seus alunos cidadãos do mundo. 

Senti muito calor com a temperatura acima dos 30º Centígrados em São Leopoldo, RS. Um dia de muito calor... Muito  calor humano, sobretudo. O II Fórum Gusmão foi uma experiência para ficar na minha história pessoal.

Um dia de muito calor: Calor da emoção dos aplausos (aplausos em pé!); calor pela recepção calorosa; calor da participação ativa e emotiva da gurizada que trabalhou - ombro à ombro  com os voluntários - no nosso Ponto Verde.

Foi um dia de muito calor... Calor humano!  Nunca pensei que seria recebido desta forma tão carinhosa, respeitosa e que minha palestra fosse atingir um público tão especial em uma escola mais especial ainda. Quero voltar no III Fórum Gusmão do ano que vem.

Obrigado, gurizada!

Obrigado, Sor João e Mariane Batista pelo convite!" 


Acesse o Álbum de Fotos AQUI 

Um comentário:

Sor João disse...

Emocionante esta página pra nós organizadores do FÓRUM e que consolida mais ainda a escola e o Greenpeace para o III FÓRUM GUSMÃO!!!
;)