segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Mobilização Mundial Pelo Clima

O Grupo de Voluntários do Green de Porto Alegre também exige que os governos adotem medidas mais sustentáveis! 


No ultimo domingo, dia 29 de novembro, o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, teve a honra de participar da “Mobilização Mundial Pelo Clima” – evento este que estava ocorrendo, simultaneamente, em vários países mundo à fora com o povo exigindo de seus governantes responsabilidades por um planeta mais sustentável com investimentos em energias renováveis e diminuição drástica das emissões de gases do efeito estufa. Em Porto Alegre, esta mobilização foi rebatizada de “Marcha Gaúcha Pelo Clima” que aconteceu no Parque Farroupilha, a famosa Redenção da capital gaúcha. A ONG Toda Vida, representada pela Ligia Miranda, foi uma das organizadoras do evento junto com outras ONGs locais e o Green de Porto Alegre. 

Às onze horas da manhã, abrindo o evento, a Banda da Brigada Militar de Porto Alegre, agitou o pessoal e colocou todos para fazer alongamento dançando os belos ritmos tocados. Reunidos na frente do palco, juntos saímos atrás de uma grande faixa, marchando pela redenção e gritando frases sustentáveis para quem estivesse no parque. O sol forte acompanhou todos os felizes envolvidos com a causa. Foi uma grande festa!

Ao longo da caminhada, as pessoas iam se motivando e entrando também no grupo. Curiosos paravam para tirar fotos e registravam o belo momento de harmonia e união de toda a comunidade que luta pela conservação do meio ambiente. Assim que terminou a caminhada, as comemorações e atividades propostas pelas instituições presentes começaram a ser realizadas. O Grupo de Voluntários Greenpeace de Porto Alegre pintou várias camisetas trazidas pelos apoiadores e prestigiadores da tarde de domingo na redenção, com estampas variadas: tínhamos o urso polar pedindo para salvar o Ártico, símbolo da paz, energia solar e hashtags com frases motivacionais com o objetivo de repensarmos nosso comportamento ambiental nos últimos anos. 

O grupo pode apreciar as atividades desenvolvidas pelas outras instituições participantes que estavam no local, como uma exposição explicativa de como deve ser um aterro sanitário, dicas de como fazer vasos de plantar feitos com garrafas pets, proporcionado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Além de doações de mudas de plantas, doações de animais, aula de Yoga e aula de Taichi e, vários shows de musicais realizados por diversas bandas, contando com a presença especial de Júpiter Maça, que embalaram a comemoração pela paz aqui na capital dos pampas.

O dia inteiro foi de muita comemoração e expectativa; era possível sentir o clima da esperança que foi instalada em todos ali presentes e na população mundial. Esperança que nossos governos, representantes, líderes e autoridades, possam fazer uma discussão ampla na Cop21 que está sendo realizada em Paris e totalmente voltada para a linha positiva das pesquisas, que apontam uma redução drástica nas emissões de gases de efeito estufa. O domingo na redenção serviu para mostrar que o povo gaúcho também luta pela causa ambiental e que se interessa pelo assunto. A participação popular foi fundamental para o sucesso do evento. Havia pessoas até mesmo de outras nacionalidades, que souberam da ação e resolveram fazer a diferença aqui também.

Foi agregado e plantado no dia de ontem, uma conscientização fundamental nos gaúchos, que mesmo enraizados na nossa terra é necessário ampliar nossas fronteiras da união e solidariedade; é preciso distinguir o que é o meu, o teu e o nosso e é preciso entender que nada disso vale se todas as partes não colaborarem para moldar um futuro mais justo e, assim, um futuro mais verde para toda a vida no planeta.

Ontem foi mais que uma festa ou uma comemoração, também foi bem mais que, apenas mais um evento buscando a conscientização da população, pelo contrário, ali vimos à população buscando conscientizar os lideres regionais e mundiais de que é preciso mais investimentos num futuro sustentável. Foi o grito e o choro de toda vida no planeta pedindo atenção, pedindo paz, pedindo amor e compreensão. Todos saímos dali mais esperançosos e motivados, mais unidos e determinados, foi uma bela conta, onde somamos forças para diminuir o clima no planeta Terra. 

Obrigada a todos os envolvidos.

Para acessar o Álbum Completo de Fotos, clique AQUI!

Texto: Márcia Natasha Brodt

Fotos: Valdeci C. de Souza 

Nenhum comentário: