quinta-feira, 24 de março de 2016

Palestra na E.M.E.F. Padre Réus em Sapucaia do Sul, RS.

O Grupo "Multiplicadores Ambientais" com a Professora Simone Tavares  e os voluntários do Green de Porto Alegre


O Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, esteve na manhã desta quinta-feira (24.03.16), na E.M.E.F. Padre Réus em Sapucaia do Sul, RS. para falar com os alunos dos anos finais do ensino fundamental da instituição. Estiveram presentes aproximadamente 60 alunos do sétimo, oitavo e nono anos acompanhados de duas professoras. 

A palestra ocorreu no período das 8h30 às 10h e teve como tema "Os Desafios das Mudanças Climáticas". O convite para debater importante tema, partiu da professora Simone Tavares que articula, na escola, a equipe "Multiplicadores Ambientais" composto pelos alunos Emileine Freitas, Bia Costa, Andressa, Natalia Souza, Vitória Faraela, Vitória Kauane e Felipe. O grupo possui a missão de conscientização ambiental junto à comunidade escolar e moradores da região. 

Durante os noventa minutos da palestra, os alunos conheceram melhor o trabaslho e ações do Greenpeace no Brasil e no mundo bem como temas relacionados ao aquecimento global, gases do efeito estufa, obsolescência programada e como adotar práticas sustentáveis para tornar este planeta um lugar de harmonia entre as espécies. Conscientes de suas responsabilidades  na mudança de comportamento, os jovens questionavam o palestrante Valdeci C. de Souza sobre os assuntos tratados e como adotar práticas mais sustentáveis no dia-a-dia. A preocupação mais latente, foi com a utilização de energia proveniente de usinas nucleares. O desejo dos jovens era deixar claro que o país precisa mudar sua matriz energética para fontes renováveis como energia eólica e solar. 

Os vídeos "Inspirando Ações" e "O Homem Capitalista" fizeram enorme sucesso com a garotada e serviu como ilustração dos assuntos levantados durante o encontro. 

Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos e logística: Denise da S. de Souza 



Nenhum comentário: