sexta-feira, 3 de junho de 2016

Bate-Papo com 600 alunos da E.M.E.F. Presidente Kennedy

Em 4 encontros foi possivel bater-um papo sobre meio ambiente com 600 alunos da EMEF Presidente Kennedy, em Estância Velha, RS. 

Nesta quinta-feira (02.06.16), o Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, esteve presente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Kennedy, de Estância Velha, RS. para bater um papo sobre meio ambiente com os seiscentos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da instituição. 

Para que todos os alunos pudessem participar das atividades, a oreganização do evento dividiu as turmas em quatro momentos distintos: 

Do primeiro encontro da manhã, participaram os alunos do prézinho ao terceiro ano. No segundo momento, participaram as turmas do quarto e quinto anos.

No período da tarde, também foram divididos as turmas de acordo com a faixa-etária e séries. No primeiro encontro participaram os alunos do prézinho ao terceiro ano e, no segundo momento, alunos do quarto ao quinto anos. 

O contive para que o Green de Porto Alegre estivesse na escola, partiu das professoras Adriana Dapper e Michele May que, juntamente com as professoras Bianca, Andreza, Jaqueline, Eliana, Camila, Pâmela, Janete, Catiele, Fátima, Anelise, Raquel, Nice, Deisi, Neila, Débora, Sônia, Úrsula, Luciane e o professor Geison, também participaram dos encontros. 

O bate-papo com esta gurizada miúda foi altamente produtivo e gratificante para os voluntários Emerson PratesValdeci C. de Souza que, durante um dia inteiro na escola, falaram aos jovens sobre vários temas relacionados ao meio ambiente, Reciclagem, sustentabilidade, respeito aos animais, mudanças cllimáticas e fontes de energias renováveis foram alguns assuntos abordados. 

Outros temas foram debatidos após a exibição dos vídeos, quando os palestrantes abriram espaço para que os alunos (e professores) pudessem formular perguntas ou mesmo darem depoimentos sobre suas realidades diárias na questão do respeito ao meio ambiente e também suas percepções e entendimentos dos vídeos apresentados. 

Ficou bastante claro para os Voluntários Emerson e Valdeci, a preocupação dos jovens com a degradação do planeta e a crueldade do ser humano com os animais. Muito preocupados com tudo isso, formulavam perguntas sobre o futuro e o que eles mesmo podem fazer para melhorar esta situação. 

Conscientes de suas responsabilidades no presente, comprometiam-se, a todo momento, a tomarem atitudes mais sustentáveis e de respeito ao meio ambiente e não maltratar os animais. 

Foi um dia memorável e de grande emoção. Perceber a preocupação desta gurizada miúda com o próprio futuro e com o futuro das próximas gerações, nos dá esperanças de seguir em frente e acreditar que um outro mundo é possível.

Parabéns a direção e aos professores da EMEF Presidente Kennedy pelo trabalho desenvolvido com os jovens estudantes. Parabéns especial aos meninos e meninas que participaram destes encontros pelo acolhimento caloroso, pela atenção dispensada e, acima de tudo, pelo calor do afeto transmitido aos voluntários. 

VALEU, GENTE!

Para acessar o álbum de fotos, clique AQUI!

Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Emerson Prates e Valdeci C. de Souza 


Nenhum comentário: