quarta-feira, 8 de junho de 2016

Palestra na Escola SESI Arthur Aluízio Daudt

Os Desafios das Mudanças Climáticas para 80 alunos do ensino médio da Escola SESI Arthur Aluízio Daudt

O Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, retornou a cidade de Sapucaia do Sul, RS. para ministrar mais uma vez a palestra "Os Desafios das Mudanças Climáticas". 

A instituição de ensino que recebeu os voluntários Denise da S. de Souza e Valdeci C. de Souza foi a Escola SESI Arthur Aluízio Daudt a pedido da bibliotecária Larissa Barbosa. O encontro ocorreu na biblioteca do estabelecimento das 10h às 11h50 e contou com a participação de aproximadamente 80 alunos do ensino médio e dois professores. 

Durante o encontro, os alunos assistiram o vídeo Inspirando Ações e, ao final da palestra, parte dos alunos pediram para assistir outros vídeos de ações da ONG, tal o interesse despertado nos jovens estudantes. 

Foi gratificante perceber o interesse da grande maioria dos alunos pelos temas desenvolvidos. Atentos e muito participativos, a todo momento faziam perguntas e davam depoimentos sobre questões ambientais e a preocupação com as mudanças climáticas. Além deste tema, outros assuntos também foram abordados nas duas horas de palestra tais como: Fontes renováveis de energia, práticas sustentáveis, logística reversa, obsolescência programada, o impacto ambiental da construção das barragens no Rio Tapajós e voluntariado. 

Ao término do encontro, alguns jovens fizeram questão de serem fotografados com os voluntários e a bibliotecária Larissa recebeu materiais gráficos das campanhas do Greenpeace para o acervo da instituição a serem disponibilizados para consulta, tanto dos alunos, como dos educadores. 

Importante frisar, que a escola possui um projeto muito legal e sustentável de reaproveitamento da água da chuva para descarga nos banheiros. Para este fim, existem no pátio da instituição, cisternas que captam a água da chuva que depois é direcionada aos banheiros por tubulação própria. 

Além da economia de água potável neste processo, ainda utilizam torneiras que interrompem - sozinhas - o fluxo de água depois de terminado tempo. Segundo declarações da Sra. Larissa, a escola está estudando, para um futuro bem próximo, instalar placas solar fotovoltaicas para gerar a própria energia. 


Poucas escolas (públicas ou particulares) possuem preocupações com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Toda esta preocupação da direção da escola com o meio ambiente, repercute em seus alunos. Vários deles declararam orgulho por pertencerem a esta escola e estão dispostos a seguirem estes exemplos em suas rotinas diárias. 

O jovem Alisson Dorneles, inspirado pela instituição, teve seu projeto de reciclagem adotado pela escola e já distribuiu, nas salas de aula, lixeiras para descarte seletivo de lixo. Outra preocupação do estudante, é com o resíduo orgânico proveniente da cozinha. A ideia é instalar composteiras no pátio para dar uma destinação ecológica a este lixo e usar o processo de decomposição para adubar as árvores, jardins e canteiros da escola. 

A estudante Luísa Santana, que formulou perguntas durante a palestra, mostrou-se muito interessada nas atividades realizadas pelo Greenpeace no Brasil e no mundo. A jovem Luísa está muito preocupada com o futuro das novas gerações em razão das atuais quantidades de gases do efeito estufa produzidos pelo ser humano no presente. Por esta razão, deseja tornar-se voluntária do grupo e lutar por um planeta mais verde e pacífico. 

Luísa Santana, Valdeci e Allison Dorneles
Foi emocionante testemunhar que o objetivo da instituição é transmitir aos seus educandos, muito mais que o ensino formal, ensinar-lhes, pelo exemplo, que é possível adotar práticas sustentáveis e de respeito à natureza no dia dia e em qualquer projeto de vida. 

Mais legal ainda foi conhecer esta juventude comprometida com a preservação ambiental no presente para que todos possam ter um futuro mais promissor e sustentável. 

Parabéns a todos. Valeu, gente!

Para acessar o álbum de fotos, clique AQUI

Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos e Logística: Denise da S. de Souza

Nenhum comentário: