terça-feira, 25 de outubro de 2016

Palestra no IPUC - Instituto Pró-Universidade Canoense

Os Desafios das Mudanças Climáticas com os alunos do ensino médio 

O Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre esteve - na manhã desta terça-feira (25.10.16) - na instituição de ensino IPUC - Instituto Pró-Universidade Canoense, em Canoas, RS. 

O convite para ministrarmos a palestra, partiu do estudante Bruno Marafigo que integra a  turma 161 do terceiro ano do ensino médio. Esta turma, está realizando um trabalho de pesquisa escolar a ser apresentada na instituição com o título,  "A crise contemporânea do meio ambiente". 

A preocupação dos integrantes da Turma 161 do terceiro ano, é mostrar à comunidade escolar, e ao público em geral, que os problemas ambientais que enfrentamos atualmente tem como causa a ação humana e que precisamos mudar - imediatamente - nossas atitudes e adotarmos práticas mais sustentáveis para que possamos ter um futuro promissor. 

A palestra ocorreu no auditório da instituição das 10h30 às 11h55 e contou com a participação de aproximadamente 100 alunos (duas turmas do terceiro e duas turmas do segundo ano do ensino médio). Os respectivos professores também se fizeram presentes ao encontro. 
Turma 161 do terceiro ano preocupada com os crimes ambientais causados pelo homem

O palestrante Valdeci C. de Souza iniciou a apresentação contando um pouco a história do Greenpeace e a atuação da ONG em defesa do meio ambiente no Brasil e no mundo. No segundo momento, os jovens assistiram vídeos institucionais e motivacionais. 

Depois desta breve apresentação, o tema  debatido com os presentes foi:  "Os desafios das mudanças climáticas" onde foi possível abordar temas como aquecimento global, gases do efeito estufa, consumo responsável, fontes de energias renováveis, crise hídrica, obsolescência programada e outros assuntos relevantes ao trabalho de pesquisa dos alunos. 

O público portou-se de forma respeitosa e bastante ativa - antes, durante e depois da palestra o que mostra o bom trabalho desenvolvido pela direção e professores desta instituição às questões ambientais e a conscientização de seus educandos pelo respeito ao planeta e a toda sua biodiversidade. 

O Projeto Escola agradece aos estudantes  da turma 161 do terceiro ano pelo convite. São eles: Júlia Marques, Diego Burgo, Diogo Coelho, Luíza Carolina, Isadora Santana, Larissa Costela, Luíza Nunes e Bruno Marafigo. 

Para acessar o álbum de fotos, clique AQUI!


Texto: Valdeci C. de Souza 
Fotos e Logística: Denise da S. de Souza




Nenhum comentário: