segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Praia Limpa Imbé e Torres - Edição 2017


Praia Limpa Torres 

O Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre mudou-se para o litoral gaúcho no último final-de-semana para participar de várias atividades na praia de Albatroz em Imbé, RS e na Praia da Guarita em Torres, RS. A ação do grupo começou no sábado (23.09.17) com a limpeza da praia de Albatroz em parceria com o Grupo de  Voluntários do Greenpeace de Imbé

Praia Limpa Imbé
Durante a limpeza, que ocorreu das 13h30 às 15h, foi possível recolher aproximadamente 100 kg de lixo entre as guaritas 116 e 118. Em razão da chuva, a atividade fora cancelada pela organização do evento o que inviabilizou a participação da comunidade local, das ONGs convidadas e do Grupo de Escoteiros de Imbé. Todavia, os voluntários resolveram, mesmo debaixo do mau tempo, fazer uma limpeza “simbólica” entre 3 guaritas para não perderem o espírito de luta e mostrar que todos estavam engajados no trabalho.

Após a limpeza, os voluntários do Green de Porto Alegre e de Imbé realizaram um bate-papo e atividades lúdicas com o Grupo de Escoteiros de Imbé no Ginásio Municipal de Esportes do município das 16h às 18h. Durante este evento, os escoteiros assistiram uma palestra sobre a campanha “Defenda Os Corais” onde souberam sobre os recifes de corais recentemente descobertos na Foz do Rio Amazonas que estão sob risco em razão da possível extração de petróleo na região pelas empresas TOTAL e BP.

Cientes deste preocupante problema com os recifes de corais da Amazônia, os voluntários do Greenpeace convidaram a gurizada escoteira a mandarem seu recado de agradecimento ao IBAMA por não permitir – por ora – a exploração de petróleo próximo aos recifes de corais. Foi emocionante testemunhar o interesse dos jovens sobre a necessidade de preservação ambiental e deste importante bioma. Ativos e muito participativos, fizeram inúmeros desenhos, mensagens de agradecimentos e deram um gás maior aos voluntários para continuarem nesta luta em defesa do meio ambiente.


No domingo (24.09.17) das 10h às 12h, os voluntários do Green de Porto Alegre e Imbé participaram da limpeza da Praia da Guarita em Torres, RS. Neste evento, o grupo montou seu Ponto Verde para expor suas campanhas e também mostrar para os participantes de outras ONGs e o público presente a 4ª Edição do Praia Limpa Torres a questão dos Recifes de Corais da Amazônia. O público também foi convidado a escrever agradecimentos ao IBAMA e assinar a petição contra a exploração de petróleo próximo aos corais.

Foi um fim-de-semana de muitas atividades e fortes emoções. Infelizmente ainda é possível recolher muito lixo nas nossas praias. O lixo plástico continua sendo o vilão e é possível encontra-lo na forma de tampinhas, garrafas pets, canudinho, sacolas, embalagens. Precisamos repensar nossos hábitos e recusar o consumo de tanto material plástico que está presente – em demasia – no nosso consumo diário.


Praia Limpa Imbé
Apesar de tudo – da quantidade de lixo e plástico nas nossas praias – foi possível sair mais comprometidos nesta luta e acreditar que possamos transformar essa triste realidade. Existem pessoas que já estão pensando nesta questão e preocupadas em encontrar soluções para o problema. 

Os voluntários que participaram desta maratona de limpeza de praias no litoral gaúcho foram: Luciele, Caroline, Chocko, Denise, Emerson, Reginatto, Cínthia, Rafael, Viviane, Alice, Bruno, Geórgia e Valdeci.  

A luta continua!

#GreenpeaceBR
#SalveThePlanet
#CleanUpDay
#PraiaLimpaTorres


Para acessar o álbum completo de fotos, clique AQUI!


Texto e Fotos: Valdeci C de Souza 


Nenhum comentário: