sexta-feira, 27 de abril de 2018

Palestra Escola Estadual de Ensino Fundamental Itororó

Conscientização ambiental nas escolas: Inspirando a juventude a ser protagonista das mudanças para um país mais verde
O Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, esteve na manhã desta sexta-feira (27.04.18), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Itororó, em Guaíba, RS. a convite da professora Maria Eunice. Os voluntários Denise da S de Souza, Renata Soares e Valdeci C de Souza foram recepcionados pela diretora da escola, Carina Jardim. 

O encontro ocorreu das 10h30 às 11h50 e contou com a participação de 60 alunos dos anos finais do ensino fundamental e também de 8 professores. Os temas abordados foram: A história do Greenpeace com suas ações em defesa do meio ambiente no Brasil e no mundo; aquecimento global, consumo responsável, obsolescência programada e sustentabilidade.

As campanhas atualmente desenvolvidas pelo Greenpeace como "Defenda os Corais da Amazônia", "Chega de Agrotóxicos" e "Madeira Ilegal" também foram amplamente discutidos com os alunos. O palestrante Valdeci convocou a todos a assinarem as petições destas campanhas para defendermos os recifes de corais recentemente descobertos, acabar com o uso indiscriminados de agrotóxicos e tornar Lei o projeto de iniciativa popular que propõe o desmatamento zero na Amazônia. 

O Desmatamento na Amazônia 
Durante a palestra, algumas perguntas formuladas pelos alunos foram respondidas ao vivo. Ao final do encontro,  a professora Nádia Machado encaminhou outras 57 perguntas escritas pelos jovens estudantes para que as mesmas possam ser respondidas pelos voluntários do Projeto Escola e posteriormente enviadas para a instituição de ensino.

Muito legal este interesse dos alunos pelo trabalho desenvolvido pela ONG e por seus voluntários em defesa do meio ambiente. Todas, sem exceção, serão respondidas e encaminhadas à escola. 

A escola recebendo materiais gráficos de campanhas
A escola recebeu também materiais gráficos de algumas campanhas para expor na biblioteca para futura consulta de alunos, professores e a comunidade escolar em geral. 

Texto: Valdeci C de Souza
Fotos: Renata Soares
Logística: Denise da S de Souza

57 perguntas formuladas pelos alunos que serão respondidas pelo Projeto Escola e encaminhadas aos jovens

Nenhum comentário: