terça-feira, 24 de abril de 2018

Palestra na E.M.E.F. Osório Ramos Corrêa

Alunos participativos e preocupados com as questões ambientais
A convite da professora Luciana Trombini, o Projeto Escola do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre esteve, na manhã desta terça-feira (24.04.18), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Osório Ramos Corrêa, de Gravataí, RS. para falar com os alunos do oitavo e nono anos sobre a história do Greenpeace e suas campanhas no Brasil e no mundo e outras questões sobre meio ambiente. 

Os desafios das mudanças climáticas em sala de aula 
O evento ocorreu na biblioteca da escola das 9h às 10h30 e contou com a participação de aproximadamente 50 alunos e 4 professores. Os temas debatidos com os jovens estudantes foram: Os desafios das mudanças climáticas, gases do efeito estufa, consumo responsável, obsolescência programada, sustentabilidade e as campanhas atualmente desenvolvidas pelo Greenpeace a nível nacional: Defenda os Corais da Amazônia, Chega de Agrotóxicos e Madeira Ilegal. 

Durante a palestra, os voluntários Denise da S. de Souza e Valdeci C de Souza convocaram os alunos e os professores a acessarem o site da ONG para assinarem a petição para não permitirmos a exploração de petróleo próximo aos recifes de corais da Amazônia, a petição contra o uso abusivo e excessivo de agrotóxicos e ao fim do desmatamento das nossas matas e florestas na campanha do Desmatamento Zero. 

Ativos e participativos, a turma respondeu perguntas formuladas pelos palestrantes e também formularam seus questionamentos sobre os temas abordados. Ao final da palestra as professores receberam alguns materiais gráficos para serem doados para a biblioteca da instituição de ensino para futuras pesquisas da comunidade escolar. 

Professores da EMEF Osório Ramos Corrêa
(Com a camiseta do DZ, a Profª Luciana)
A receptividade da direção, dos professores e demais funcionários da escola e também os seus alunos  foi tão calorosa que os voluntários Denise e Valdeci já se comprometeram em voltarem para falar com os alunos do período da tarde, com a turma do EJA à noite e a realizarem uma capacitação para os professores para que eles se tornem multiplicadores destes conhecimentos e possam inspirarem os demais alunos a serem protagonistas das mudanças para um país mais verde e sustentável. 


Texto: Valdeci C de Souza
Fotos e Logística: Denise da S de Souza 

Nenhum comentário: