terça-feira, 28 de maio de 2019

Duas Palestras na EMEF Professor Doutor Rui Cirne Lima





O Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, esteve nesta terça-feira (28.05.19), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor, Doutor Rui Cirne Lima, em Canoas, RS para ministrar duas palestras para os jovens alunos desta instituição de ensino. 

Este ciclo de palestras na rede escolar do município, é uma parceria do Projeto Escola com o DEPA - Diretoria de Educação e Preservação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação de Canoas para levar conscientização ambiental para a rede escolar e assim inspirar os jovens estudantes a construírem um país mais verde, pacífico e sustentável. 


O primeiro encontro ocorreu das 10h30 às 11h50 e contou com a participação de 50 alunos e 3 professores e teve como tema a palestra "Os Desafios das Mudanças Climáticas" abordando assuntos como aquecimento global, consumo responsável, práticas sustentáveis, obsolescência programada e oceanos de plásticos. 

O segundo encontro ocorreu das 13h15 às 14h40 e contou com a participação de 60 alunos e 4 professores com a palestra "Vamos Falar Sobre Meio Ambiente?" em que foram abordados os temas, sustentabilidade (práticas e conceitos), consumo responsável, pegada ecológica, reciclagem, 5 Rs e exibição de vídeos de animação como ilustração dos temas abordados. 

O palestrante do Projeto Escola, Sr Valdeci C de Souza e a representante do DEPA - Diretoria de Educação e Preservação Ambiental, Sra. Rosângela K. Perroco foram apresentados ao jovem estudante da quinta série, Luis Felipe que, por iniciativa própria, realizou um projeto de conscientização ambiental na escola ao mostrar a todos a importância da reciclagem, da coleta seletiva de lixo. Mais que um simples projeto, conclamou seus colegas a criarem, juntos, um ambiente mais saudável e limpo na escola sem lixo jogados no chão e a usarem as lixeiras próprias para tal. 

Luiz Felipe e sua preocupação com o lixo no pátio da escola 
Foram encontros muito produtivos onde a participação ativa dos alunos e professores criou um clima de aprendizagem e de conscientização ambiental para que todos possam ter um planeta legal de viver. 

Texto: Valdeci C de Souza
Fotos: Rosângela K. Perroco

Nenhum comentário: