quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Palestra on-line no Colégio Maria Imaculada



O Projeto Escola
, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, representado pelo palestrante, Valdeci Cunha de Souza ministrou, na tarde desta quarta-feira 25.11.20), a palestra "Causas e Consequências do Desmatamento e Queimadas na Amazônia Legal, Cerrado e no Pantanal" para alunos do ensino médio do Colégio Maria Imaculada, de Porto Alegre, RS. 

O convite partiu da professora Neide Luciana O. Ribeiro e do CMI. Voluntariado que mostraram interesse em levar aos alunos da instituição de ensino um debate sobre o desmatamento e as queimadas na Amazônia Legal, Cerrado e no Pantanal e para conscientizar a todos sobre a importância da preservação dos biomas brasileiros. 

O encontro ocorreu das 15h às 17h e contou com a participação de 26 alunos e dois professores. As queimadas na Amazônia Legal, Cerrado e no Pantanal foram o destaque do encontro visto ter sido possível mostrar as causas e as consequências destes atos criminosos para o meio ambiente, para os povos indígenas, para os moradores das regiões afetadas e igualmente para o aquecimento global. A história e as campanhas do Greenpeace no Brasil e no mundo também foram temas da palestra. 

Durante as duas horas do encontro, foi possível também abordar temas como mudanças climáticas, gases do efeito estufa, consumo responsável, práticas sustentáveis e obsolescência programada.

Ao fim da palestra, foi aberto espaço para perguntas e o debate teve início sobre os temas abordados. Neste momento, questões políticas também foram levantadas em razão da votação de segundo turno para prefeito de Porto Alegre. Um aluno sugeriu, inclusive, que os demais verificassem o plano de governo dos candidatos sobre as questões de meio ambiente para um voto consciente. 

Muito legal ver uma gurizada engajada nas questões socioambientais e preocupadas com o futuro. Todos foram convocados a serem os novos guerreiros do arco-íris para a construção de um Brasil mais verde, pacífico e sustentável. 

Abaixo postagem do cmi.voluntariado no Instagram: 


Texto: Valdeci C de Souza 

Fotos: cmi.voluntariado

Nenhum comentário: