sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Palestra On-line Para Alunos e Professores E.E.E.F. Cel. Frederico Linck

 

A convite da professora Carolina Coutinho, o Projeto Escola voltou a ministrar, pela segunda vez, palestra on-line para alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Coronel Frederico Linck, de Guaíba, RS. Mais uma vez, os temas abordados foram: causas e consequências do desmatamento e queimadas na Amazônia Legal, Cerrado e no Pantanal. Participaram da live alunos do oitavo e nono anos do ensino fundamental, alunos do EJA e professores.  

O encontro ocorreu dia 27.11.20 das 19h30 às 21h45 e contou com a participação de 18 alunos (e alguns de seus familiares) e 6 professores. Em razão da grande divulgação da mídia sobre as queimadas, o tema predominante foi justamente as causas e consequências destes atos criminosos na Amazônia, no Cerrado e no Pantanal. Durante o debate temas como desmatamento, invasão de terras indígenas, rios voadores,  mudanças climáticas, aquecimento global, e sustentabilidade também foram amplamente debatido com os presentes. 



A história do Greenpeace e suas ações no Brasil e no mundo em defesa do meio ambiente igualmente foram pautas da reunião. 

Ao fim da apresentação pelo palestrante do Projeto Escola, Sr. Valdeci C de Souza, os alunos e professores fizeram perguntas sobre os temas abordados. Alguns depoimentos também foram feitos sobre a apresentação e a preocupação de todos com com o futuro da biodiversidade dos biomas brasileiros. 



O palestrante convocou a todos a serem os protagonistas na construção de um Brasil mais verde e sustentável e conclamou os jovens estudantes a mudarem seus hábitos de consumo e a exigirem dos seus políticos mais rigor na fiscalização dos biomas brasileiros e providências enérgicas para evitar as queimadas e o desmatamento por grileiros, posseiros e a assassinos de índios e ambientalistas. 


              Abaixo, alguns depoimentos dos alunos sobre a palestra: 















Depoimento da Sra.Solange Barbosa que  assistiu a palestra com o neto:




Texto: Valdeci C de Souza

Fotos: Carolina Coutinho 

Nenhum comentário: