domingo, 11 de abril de 2021

Capacitação Projeto Escola do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre

O Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, representado pelo palestrante, Valdeci C. de Souza, do GT Escola de Porto Alegre, ministrou o Curso de Capacitação para os novos integrantes e futuros palestrantes do Projeto Escola. 

O encontro, via Google Meet, ocorreu no último sábado (10.04.21) das 17h às 22h20 e contou com a participação dos seguintes voluntários: Marcos Rodrigues, Elisângela Medeiros, Mirlaine Brasil, Luciane Paese, Ana Paula, Andrês Aldea e Ananda Soldateli. 

A capacitação teve início com a apresentação da palestra "Como Falar em Público e Ser um Bom Palestrante" onde os novos integrantes do Projeto Escola receberam dicas e orientações de como montar e apresentar uma boa palestra e como preparar a logística e a interlocução com as escolas, empresas e demais interessados nas palestras do Greenpeace de Porto Alegre. Durante essa apresentação, os participantes fizeram perguntas. Após a palestra, deu-se um debate sobre os temas abordados. 

No segundo momento, foi apresentada a palestra "Os Desafios das Mudanças Climáticas"  para que eles pudessem conferir uma das inúmeras palestras que fazem parte do nosso catálogo. Essa palestra em especial foi apresentada em razão da sua relevância e abrangência de temas que nela se debatem.  Ela que permite, ao novo palestrante, que ele tenha uma visão muito rica e amplia, sobremaneira, seus conhecimentos sobre diversos assuntos que compõem esse tema tão interessante e relevante neste momento. .  

Durante essa palestra, foram abordados os seguintes temas: A história do Greenpeace no Brasil e no mundo; aquecimento global, gases do efeito estufa, curva de Keeling, obsolescência programada e perceptível, práticas sustentáveis, consumo responsável e campanhas do Greenpeace. Durante a palestra, os presentes fizeram  inúmeras perguntas e a participação de todos foi bastante ativa e produtiva. 

Durante as mais de cinco horas de capacitação, foi possível perceber o interesse de todos pelos temas apresentados e o desejo de fazerem parte ativa do Projeto Escola e assim contribuírem com a educação ambiental para inspirarem os jovens estudantes a serem, eles próprios, os protagonistas nas mudanças, que tanto necessitamos, para a construção de um planeta melhor de se viver.  

Aos novos palestrantes do grupo, meus sinceros agradecimentos pela presença e pelas contribuições de cada um durante a longa reunião. Sejam bem-vindos ao Projeto Escola e que venha um ano letivo de 2021 bastante produtivo e de muitas palestras. 

Conto com vocês. Muito obrigado! 

Texto: Valdeci C. de Souza 

Nenhum comentário: