quinta-feira, 22 de abril de 2021

Palestra online para Diretores e Colaboradores da Dell Computadores do Brasil Ltda.

Palestra Planeta Terra: A Nossa Nave Mãe


No Dia Internacional da Terra, o
Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, representado pelo palestrante, Valdeci C de Souza, do Projeto Escola, ministrou a palestra "Planeta Terra: A Nossa Nave Mãe" aos Diretores e colaboradores da empresa Dell Computadores do Brasil Ltda. 

O convite para a apresentação do Projeto Escola neste dia tão importante,  partiu do grupo Planet Brasil, representado pelo líderes Júlia Nunes e Diego Vasconcelos que promove ações e eventos de sustentabilidade na empresa Dell Computadores do Brasil Ltda. 

O encontro, on-line, ocorreu dia 22 de abril de 2021, das 10h às 11h20 e contou com a participação de 65 colaboradores e diretores da Dell. O palestrante iniciou sua fala com informações sobre a Cúpula dos Líderes do Clima que começou na manhã desta quinta-feira - dia  de celebração da Terra  - e segue na sexta-feira. A Cúpula dos Líderes do Clima foi organizada pelo presidente norte-americano, Joe Biden,  que convocou 40 líderes mundiais para discutirem a Agenda 2030 proposta na COP 21 realizada em 2015 em Paris (também conhecida como Acordo de Paris).  

As propostas deste importante encontro visa discutir metas e propostas claras e concretas, pelos países, com a diminuição das emissões de gases do efeito estufa. Os líderes  que se apresentaram neste início da Cúpula, se comprometeram a diminuir em 50% suas emissões de gases do efeito estufa até 2050 e zerar as emissões até 2100. Esperamos que cumpram os acordos firmados e que na COP 26 a ser realizada em novembro deste ano em Glasgow, na Escócia, se firmem e que as propostas assinadas pelos países signatários da ONU se cumpram até 2030. 

Diretores e Colaboradores da Dell Computadores do Brasil Ltda. 

Os temas abordados na palestra sobre o Dia Internacional da Terra foram: As conferências da ONU sobre meio ambiente de 1972 à 2015, os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS; obsolescência programada; consumo responsável; os 5Rs da sustentabilidade, aquecimento global; gases do efeito estufa; pegada ecológica, COP 26, Agenda 2030 e demais temas socioambientais. 

Após a palestra, foi aberto tempo para perguntas e foi interessante testemunhar o interesse dos diretores e colaboradores da Dell com a preservação ambiental. Muito ativos e participativos, possibilitou um  debate bastante produtivo. O voluntário do Greenpeace de Porto Alegre, Marcos Rodrigues também fez intervenções com os participantes e deu seu depoimento sobre as questões levantadas. 

Abaixo alguns depoimentos dos participantes: 

Júlia Nunes

“Quero deixar um agradecimento especial ao grupo de voluntários do Greenpeace de Porto Alegre por terem compartilhado conosco tantas informações relevantes. A palestra foi sensacional e de muita importância para o público, cada um fazendo sua parte já conseguimos ajudar nosso planeta! O trabalho que vocês realizam é incrível, parabéns!”


Diego Vasconcelos

"Gostaria de agradecer a participação e a explanação do Valdeci no dia 22/04/2021, Dia da Terra, onde ele demonstrou todo seu conhecimento diante do assunto abordado.

Foi de grande valia para todos que participaram ao vivo e certamente ainda será de suma importância para aquele que irão ver a gravação do evento.

 

Gratidão Valdeci pelo seu tempo e disponibilidade em compartilhar sua experiência conosco. Certamente a Dell Computadores do Brasil ficou ainda mais abastecida sobre a importância da sustentabilidade, bem como toda sua comunidade na qual os colaboradores passarão.

Conte conosco para seguirmos juntos em busca de um planeta melhor!

 

Muito obrigado"


Marcos Rabello

"Concordo, Valdeci. Tem muito interesse econômico nos Governos que nem conseguimos imaginar para que priorizem o meio ambiente. Este é um movimento que precisa se fortalecer nas pessoas pelas mudanças de hábitos e escolhas de consumo."


Iolanda de Oliveira

"Ouvi também que a falta de corais estava relacionada ao aquecimento dos oceanos."


Texto: Valdeci C de Souza

Fotos: Marcos Rodrigues e Júlia Nunes

Nenhum comentário: