sábado, 29 de outubro de 2022

Ciclo de Sete Palestras no Gabarito - Sistema de Ensino em Minas Gerais

Projeto Escola do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre no Gabarito Sistema de Ensino em Minas Gerais: 
       4 dias  - 7 palestras e um público presente de 1.122 pessoas entre alunos, professores e coordenadores pedagógicos. 


O palestrante do Projeto Escola, Valdeci C. de Souza, ministrou ciclo de sete palestras socioambientais em três unidades do Colégio Gabarito em Minas Gerais, MG. O convite, para que o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre realizasse esse ciclo de palestras presenciais nas unidades do Colégio Gabarito em Minas Gerais, MG, partiu da Coordenadora Pedagógica, Dirce Alves e do professor de matemática, Alisson Junio Parreira Peixoto como parte do lançamento do Projeto "Cheirinho Essencial - Edição 2022" que, para a produção artesanal do seu sabonete, levou em conta a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva e que será oferecido aos novos bolsistas do Gabarito Sistema de Ensino este ano. 

Os sete encontros no Colégio Gabarito ocorreram nas seguintes Datas, Horários e Unidades:

Dia 25.10.22  das 15h30 às 17h - Unidade Nicomedes - Uberlândia, MG

Nesta unidade o voluntário, Valdeci C. de Souza realizou um bate-papo descontraído com a gurizada do quarto, quinto e sexto anos do ensino fundamental sobre questões de preservação ambiental, sustentabilidade e o lixo plástico. Eles também conheceram um pouco a história do Greenpeace no Brasil e no mundo. Na ocasião, foram exibidos os seguintes vídeos de animação: Inspirando Ações; O Homem Capitalista, Os Animais Defendem o Meio Ambiente e A Turma da Mônica Salva o Planeta. Participaram desta atividade 100 alunos e 8 professores. 

Após a apresentação de cada um dos vídeos, os alunos e o palestrante debatiam sobre o que viram. Muitas perguntas e a preocupação dos jovens alunos com a preservação ambiental, o respeito com os animais. 

Uma aluna no alto dos seus oito ou nove anos disse textualmente: "Pequenos atos que a gente faz, trazem grandes consequências para o planeta" e outra aluna, mais jovem ainda, complementou: "Quando a gente destrói a floresta, a gente está destruindo a nós mesmos."

Unidade Rondon Pacheco 

Dia 26.10.22 das 8h30 às 10h - Unidade Rondon Pacheco - Uberlândia, MG 

Neste primeiro encontro do dia, foi exibida a palestra "Consumo Consciente e Sustentabilidade" para 230 alunos do sexto e sétimo anos do ensino fundamental. Dez professores se fizeram presentes. Após a apresentação da palestra abriu-se espaço para perguntas e um ótimo debate se estabeleceu com a gurizada muito participativa e interessada nos temas abordados. 

Os temas apresentados nesta palestra foram:

> A história do Greenpeace no Brasil e no Mundo
> As Conferências da ONU sobre meio ambiente
> As mudanças climáticas
> Aquecimento global
> A importância da preservação das florestas
> Os rios voadores
> Desmatamento e queimadas na Amazônia
> Consumo responsável
> Conceito de Sustentabilidade
> As 6 perguntas do consumidor consciente
> Os 5 R's da sustentabilidade
> Lixo plástico
> Fossas Marianas

Dia 26.10.22 das 10h30 às 12h - Unidade Rondon Pacheco - Uberlândia, MG 
No segundo encontro foi a vez de ministrar a palestra "Os Desafios das Mudanças Climáticas" para 170 alunos do oitavo ano do ensino fundamental e para seis professores. Como no primeiro encontro, também foi aberto espaço para os alunos questionarem o palestrante para tirarem suas dúvidas e debaterem os assuntos pertinentes à palestra. 

Na palestra foram abordados os seguintes temas: 

> Pequena história do Greenpeace no Brasil e no mundo
> As mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global
> Gases do efeito estufa
> A Curva de Keeling
> A importância da preservação das florestas
> Os Rios Voadores
> Queimadas e desmatamento na Amazônia, Pantanal e Cerrado
> A indústria da Carne e da Pesca
> Agrotóxicos
> Obsolescência Programada e perceptível
> A Crise hídrica 
> Consumo consciente
> Conceito e a história da sustentabilidade
> Histórico das Conferências da ONU sobre meio ambiente e sustentabilidade 
> Lixo Plástico
> Os 5 R's da sustentabilidade
> As 6 perguntas do consumidor consciente
> A importância da agricultura familiar e do pequeno agricultor na segurança alimentar
> O agronegócio

Dia 26.10.22 das 14h às 16h - Unidade Rondon Pacheco - Uberlândia, MG  

No período da tarde foi a vez do palestrante do Projeto Escola se reunir com 170 alunos do do sexto, sétimo, oitavo e nonos anos do ensino fundamental e dez professores. A palestra "Os Desafios das Mudanças Climáticas" também foi o tema apresentado. 


》Dia 27.10.22 das 7h20 às 9h - Unidade Rondon Pacheco - Uberlândia, MG

O primeiro encontro do dia contou com a participação de 303 alunos do primeiro ano do ensino médio e dez professores que assistiram a palestra "Os Desafios das Mudanças Climáticas". 

》Dia 27.10.22 das 9h30  às 11h - Unidade Rondon Pacheco - Uberlândia, MG

Neste encontro contamos com a participação de 180 alunos do nono ano do ensino médio e 8 professores. A palestra também foi "Os Desafios das Mudanças Climáticas". 

》Dia 28.10.22  das 10h às 12h - Unidade Gabarito Uberaba - Uberaba, MG

A sétima palestra para o Gabarito Sistema de Ensino ocorreu na cidade de Uberaba, MG e contou com a participação de 100 alunos do sétimo ano do ensino fundamental e 5 professores. Neste encontro foi apresentado a palestra "Consumo Consciente e Sustentabilidade. 

Nestes quatro dias de encontro em Minas Gerais, o palestrante do Projeto Escola, Valdeci C. de Souza, pode testemunhar o belíssimo trabalho de conscientização socioambiental que o corpo docente e diretivo do Colégio Gabarito vêm realizando com seus alunos em sala de aula e com toda a comunidade escolar.

A sustentabilidade, que nos possibilita pensarmos em um outro mundo possível, bem como o desenvolvimento do senso crítico do aluno para que ele tome consciência de que a realidade brasileira vai além dos muros da instituição de ensino é outra preocupação da escola. Instigar seus jovens alunos a serem, eles próprios, os protagonistas das mudanças necessárias para a construção de um outro futuro possível é inspirador e mostra que essa juventude pode fazer, e fará, a diferença. 

A Coord. Pedagógica, Dirce Alves e o Prof. Alisson Parreira responsáveis por estes  encontros no
Gabarito Sistema de Ensino em Uberlândia, MG e Uberaba, MG 

Em todos os encontros, nas três unidades visitadas do Colégio Gabarito, os alunos participaram ativamente com perguntas e depoimentos tornando os debates, por isso mesmo, mais produtivos e agregadores de conhecimento. Nesta via de duas mãos que construímos nestes encontros, cada um aprendeu (e ensinou) algo de importante para a vida e para a preservação ambiental. Alunos, professores, coordenadores e palestrante provaram, sem sombra de dúvida, que JUNTOS SOMOS MAIS FORTES e que podemos mudar a realidade política, social e econômica e assim colocarmos esse trem chamado Brasil nos trilhos certos para levarmos nossa gente para a estação Esperança e juntos vivermos num país justo, verde, pacífico e sustentável. 

O aluno Thiago, juntamente com a sua avó, plantaram cinco árvores em homenagem ao palestrante como forma de compensar o carbono emitido na atmosfera. Emocionante!! A aluna Mariana Cunha fez as apresentações no início de todos os encontros na Unidade Rondon Pacheco.  Não é lindo?! 

Colégio Gabarito recebendo materiais gráficos do Greenpeace

Valeu, gurizada verde e obrigado a TODOS pela calorosa acolhida.

Depoimento do professor Alisson Parreira:

"Acredito que sustentabilidade está além de ações pontuais. Isso é, ações como recolher lixo em rios ou implementar um ecoponto de coleta de pilhas ou óleo são válidas, porém não apresentam perspectiva de mudanças no comportamento consumista. Neste sentido, ao idealizar este projeto, pensei em conduzir os alunos a experiência de que é possível atender as necessidades humanas e amenizar potenciais impactos ambientais. 
      Juntos, produzimos sabonetes com insumos que não prejudicam o meio ambiente. Além disso, graças a tecnologia do QR code, reduzimos a utilização de plástico e papel na embalagem. Para finalizar com chave de ouro, contamos com a presença do Valdeci, voluntário do Greenpeace, que abrilhantou ainda mais nossas reflexões sobre sustentabilidade.
        Foi gratificante realizar este trabalho transdisciplinar com alunos do sexto ao primeiro colegial e contar com a parceria de colegas professores."

Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Equipe Gabarito Sistema de Educação e Alisson Parreira


Nenhum comentário: