No mês de setembro, voluntáries do Greenpeace participaram de intervenção artística no meio urbano da capital porto-alegrense.
O "Artivismo" despertou a curiosidade de quem passava. Algumas pessoas paravam para elogiar a iniciativa e para saber mais sobre a proposta. A mensagem simples e direta objetivou sensibilizar os pedestres para os bueiros das ruas, onde lamentavelmente muito lixo se acumula e cujo destino final é, muitas vezes, em lagos e nos rios das cidades, consequentemente chegando aos mares.
Para chamar a atenção da população, a personagem Bob Esponja (em alusão as esponjas marinhas) participou da atividade em defesa dos seus irmãos-animais dos mares e explicou:
- Os resíduos dos hábitos de consumo das sociedades modernas tem causado grandes impactos nefastos aos seres vivos. Animais marinhos e aves tem sido contaminados por ingerirem esses detritos. Muitos morrem sufocados por artigos de plástico, outros adoecem lentamente. Ainda, a ação natural dos processos erosivos sobre esses artigos lançados inadvertidamente na natureza cria o que hoje se denomina "microplástico". Pesquisas científicas já apontam a presença dessas micropartículas de plástico na água que chega as residências, no sal utilizado para o preparo de alimentos, no leite materno e até na placenta que abriga os embriões humanos!
A participação do garoto Pedro, de apenas 5 anos de idade, filho do voluntário Andrés Aldea também foi destaque nesse dia! Ambos deixaram registradas suas mensagens sobre as bocas de lobo e o depoimento abaixo:
"Nós, como família Fernández Manteufel, adoramos ter participado desta iniciativa de intervenção urbana, focando sobretudo na saúde marinha. Achamos importante demais mostrar, através da pintura de bueiro, o caminho que o lixo faz até os oceanos. Nós amamos e respeitamos o nosso planeta, por isso devemos continuar estimulando e participando deste tipo de ações. Parabéns aos organizadores, e vida longa ao Green!! 💚❤️"
Através da alegria, criatividade e irreverência é possível tratar de assuntos sérios, cuja urgência é imperativa para combater-se a crise climática. Que inciativas como essa se multipliquem e atinjam mais pessoas para a conscientização de novos hábitos e modos de viver que respeitem todas as formas de vida do planeta Terra.
Texto: Cínthia Denise Bordini
Imagens: Grupo de Voluntários Greenpeace Porto Alegre.
Mais imagens da ação: conexaoverde.greenpeace
Nenhum comentário:
Postar um comentário