sábado, 5 de novembro de 2011

Boas Idéias para Cidades Sustentáveis


  Algumas  idéias podem, além de facilitar a vida das pessoas, tornar uma cidade mais sustentável.  

Esse paraciclo em forma de carro, que fica em Londres, foi criado pelo designer Anthony Lau da empresa CycleHoop. Na parte de cima está escrito “1 carro = 10 bicicletas”. O interessante do projeto é que Lau criou esse desenho, levantou verba colaborativamente com ciclistas do bairro de Waterloo (cada um doou um pouco) para a construção desse paraciclo e conseguiu a permissão da prefeitura para afixá-lo nesse ponto da cidade.
Também de Lau é esse outro modelo de paraciclo acima. Ele foi feito para ser adaptado a baixo custo em postes da cidade de maneira que as bicicletas fiquem alinhadas com as calçadas e não atrapalhem os pedestres.
Os paraciclos de Amsterdam possuem espaços em níveis alternados para bicicletas, como você pode ver na foto acima. Isso para que caibam mais bikes em um espaço menor sem que um pedal fique batendo no outro.
Todos os trens de Copenhague possuem um vagão especial para bicicletas. Nesses vagões, há um espaço para encaixar a roda traseira e um banco que pode ser desdobrado da parede para se sentar. Esse vagão só possui bancos de um lado, para deixar um vão livre de circulação de pessoas.

Fonte: Planeta Sustentável

Nenhum comentário: