quinta-feira, 12 de julho de 2012

Palestra Para um Público Jovem Consciente e Participativo

Texto: Valdeci C. de Souza 

Alunos concentrados
O Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, em sua missão de compartilhar conhecimentos e consciência ecológica nas instituições de ensino, partiu para a cidade de Glorinha, RS., para ministrar uma palestra para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Sarmento.

A iniciativa para a realização deste encontro partiu da professora Lígia Araújo que já realiza com seus alunos atividades voltada para a questão ambiental. A intenção da professora Lígia, da direção da escola e dos demais professores que aderiram de boa vontade a este projeto mostra, de forma inequívoca, que a escola Coronel Sarmento está atenta às questões das mudanças climáticas e da necessidade de engajar seus alunos em comportamentos sustentáveis e de respeito ao meio ambiente.

Os voluntários Linda e Valdeci realizaram, na realidade, duas palestras na Escola de Ensino Fundamental Coronel Sarmento. A primeira turma foi constituída dos alunos da 5ª e 6ª Séries e ocorreu das 8h30 às 10h. Na segunda turma estavam presentes os alunos da 7ª e 8ª Séries e teve início às 10h15 e término às 11h45. Segundo dados fornecidos pela direção da escola estavam presentes, nas duas palestras, aproximadamente 100 alunos.

Energias Limpas
Além dos alunos, participaram do encontro os professores: Cleber Fernandes, Sabrina Lourenço, Girsela Kauer Linhorelli, Fabiane Costa, Tatiana Gonçalves, Maria Elizabeth Raup, Lígia Araújo e a diretora da escola Sra. Rejane Maria Mödinger. Importante ressaltar que a presença dos professores e da diretora valorizou ainda mais a palestra uma vez que eles levantaram várias questões e formularam inúmeras perguntas aos debatedores.

A professora Lígia Araújo, por diversas vezes, tomou a palavra e fez intervenções bastante coerentes sobre os assuntos tratados e explicava aos seus alunos alguns temas sob a perspectiva da realidade da região. Estas colocações ajudaram a ilustrar a palestra tornando-a mais participativa e abrangente.

Sala cheia e muitas perguntas
Nas duas palestras realizadas na escola, os alunos foram receptivos, atenciosos e mostraram, apesar da pouca idade, uma preocupação ambiental bastante desenvolvida. Prova desta consciência ecológica deu-se em razão das inúmeras perguntas formuladas; dos debates que ocorriam entre os voluntários do Greenpeace e a atenta plateia. Esta preocupação com a sustentabilidade é fruto, com certeza, do trabalho que já vem sendo desenvolvido com os alunos pelos professores e a direção da escola.

Ao final da palestra, foram distribuídos materiais do Greenpeace destinados aos alunos e também material de estudo para a biblioteca para futuras pesquisas e trabalho escolar. Na oportunidade os professores assinaram as petições “Projeto de Lei de Iniciativa Popular Pelo Fim do Desmatamento no Brasil” e  “Brasil Livre de Usinas Nucleares”.

Antes das despedidas, os alunos fizeram questão de serem fotografados com os voluntários do Greenpeace e muitos mostraram interesse pela ONG e suas campanhas. Outros tantos informaram o desejo de, no futuro, tornarem-se também voluntários e se engajarem no ativismo ambiental.

Com certeza esta palestra (e os ensinamentos da escola) plantaram várias sementes que, num futuro bem próximo, dará cidadãos mais conscientes e defensores de uma economia mais sustentável, um planeta mais verde e um povo mais pacífico. 

Uma foto para a prosperidade...



2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns galera verde, educação é o caminho.
Firmes na luta.

abraços
Rosi Ventura

Anônimo disse...

Uma parceria entre Escola Coronel Sarmento e Greenpeace que deve ser incentivada e preservada... Agradecemos pelos ensinamentos deixados na Escola!!!