terça-feira, 11 de março de 2014

Primeiro Ponto Verde de 2014: Usina do Gasômetro

Ponto Verde na Usina do Gasômetro 

Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Alan Santos 

Depois de um recesso de férias, o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, retomou suas atividades no primeiro Ponto Verde de 2014 realizado no último domingo (09/03) na Usina do Gasômetro. 


Na oportunidade, estiveram presentes ao evento os voluntários Alan, Cínthia, Denise, Emerson, Matheus DM, Matheus Andrade, Susana Valdeci para conscientizar as pessoas presentes na orla do Guaíba para a necessidade de criarmos uma Lei que torne crime ambiental o desmatamento das nossas matas nativas.



A Campanha do Desmatamento Zero é um projeto de Lei de Iniciativa Popular que será enviado ao Congresso com mais de 2 milhões de assinaturas oriundas das petições que os grupos de voluntários do Greenpeace estão colhendo no Brasil inteiro e pelo Site http://www.desmatamentozero.org.br/.



O Ponto Verde iniciou às 14h com a montagem da nossa barraca e distribuição de materiais gráficos do DZ. Os voluntários - de prancheta em punho - circularam pelas imediações da Usina colhendo assinaturas e conscientizando a população da necessidade, urgente, de criarmos esta lei que vai possibilitar a preservação deste importante bioma que é a mata nativa brasileira. 

O poeta Alaor A. Guedes declamando "Silêncio da Cachoeira"
Por uma incrível coincidência, recebemos a visita do poeta Alaor Antônio Guedes que declamou para o grupo o poema de sua autoria intitulado "Silêncio da Cachoeira" que retrata a importância da preservação da natureza e a necessidade de uma existência harmoniosa entre o homem e seu meio ambiente. O Sr. Alaor se comprometeu a enviar-nos um vídeo declamando sua obra. 

O povo gaúcho procurava, espontaneamente nossa barraca, para expressar solidariedade ao nosso trabalho e também para assinar a petição o que deixou o grupo bastante motivado a continuar esta caminhada em prol das nossas matas e florestas. 

Nenhum comentário: