sábado, 26 de setembro de 2015

Palestra "Vamos Falar de Sustentabilidade?" na E.M.E.F. Vila Montre Cristo



Profº José Alcides Netto  abrindo os trabalhos
A Convite do Professor José Alcides Netto, o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, participou, neste sábado (26.09.15) das 8h30 às 11h30, da Formação Pedagógica dos professores da E.M.E.F. Vila Monte Cristo, em Porto Alegre, RS.

A professora Cínthia Bordini, que também é voluntária do Green de Porto Alegre, sugeriu que levássemos a palestra "Vamos Falar de Sustentabilidade?" já que este seria o tema principal dos debates na pauta desta formação pedagógica. E assim foi feito.

Abriu os trabalhos, o supervisor e professor José Alcides Netto que fez um breve relato sobre desenvolvimento sustentável e exibiu dois vídeos sobre o tema. 

Professora e Voluntária Cínthia Bordini

Após a apresentação do professor José, o Greenpeace de Porto Alegre foi convidado a fazer a sua explanação sobre este importante tema que é o Desenvolvimento Sustentável. Os voluntários Valdeci C de Souza e a professora Cínthia Bordini passaram então a contar um pouco a história do Greenpeace e suas ações e campanhas para tornar este um planeta mais verde e pacífico.

O Desenvolvimento Sustentável foi contextualizado historicamente e seus conceitos novamente colocados para a atenta plateia de aproximadamente 30 ilustres professores da E.M.E.F. Monte Cristo.

Obsolescência programada, aquecimento global e práticas sustentáveis foram abordadas e debatidas entre os palestrantes e os professores. Por vezes, o debate foi acalorado, com algumas opiniões divergentes, mas tudo dentro do diálogo franco e aberto como seria o esperado neste ambiente de formadores de opiniões e de educadores.
Vamos Falar de Sustentabilidade? 
Os vídeos "Inspirando Ações" e "A História das Coisas - Eletrônicos" fizeram grande sucesso e abriu espaço para novas discussões.

Durante as palestras, os presentes aproveitaram a oportunidade para assinarem a petição do Desmatamento Zero e também para a permanência da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, uma vez que o executivo está com projeto de extinguir estes importantes polos científicos, culturais e de estudos que são o Jardim Botânico e o Jardim Zoológico do estado gaúcho.

Participaram deste encontro, além dos palestrantes Valdeci e Cínthia, a voluntária Denise da S. de Souza na logística e reportagem fotográfica. 

Para acessar a galeria de fotos, clique AQUI!

Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Denise da S. de Souza


Nenhum comentário: